Nigéria supera a África do Sul como a maior economia do continente
Com revisão de seus cálculos estatísticos, PIB Nigéria soma US$ 509,9 bilhões contra US$ 370,3 bilhões contabilizados pela África do Sul

A Nigéria superou a África do Sul como a maior economia do continente, após uma revisão de seus cálculos sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Departamento de Estatística da Nigéria, a economia totalizou 80,22 trilhões de nairas (moeda local) em 2013, o equivalente a 509,9 bilhões de dólares. O número é quase o dobro do PIB anteriormente divulgado. Assim, o país deixou para trás a África do Sul, que registrou um PIB de 370,3 bilhões de dólares no ano passado. Yemi Kale, chefe de estatísticas do departamento, disse ainda que a relação dívida-PIB da Nigéria passou de 19% em 2012 para 11% em 2013.
A maioria dos governos revisa de tempos em tempos o cálculo do PIB para incorporar mudanças estruturais da economia, mas a Nigéria não havia feito isso desde 1990. Setores como o comércio on-line, telefonia celular e a indústria de filmes chamada de “Nollywood” foram incluídos para formar um cenário mais preciso sobre a economia do país.
Leia mais:
África do Sul eleva taxa de juros para 5,5%
Como reduzir a desigualdade de gênero na agricultura africana
‘Efeito manada’ coloca emergentes na berlinda e afeta o Brasil
Com investidores estrangeiros prestando mais atenção no país, a Nigéria foi forçada a calcular mais precisamente suas estatísticas, inclusive o PIB, disse Kale, acrescentando que o ano base seria recalibrado a cada cinco anos, de acordo com normas globais.
É preciso considerar, no entanto, que a população da Nigéria, com 170 milhões de habitantes, é três vezes maior que a da África do Sul. E que, com base na renda per capita, os números sul-africanos são o triplo dos apresentados pela economia nigeriana.
Leia também:
Ataques terroristas na Nigéria deixam 90 mortos
Ataque a escola na Nigéria provoca 29 mortes
A Nigéria vem crescendo como um destino de investimentos estrangeiros, devido ao tamanho do seu mercado consumidor e ao crescimento do seu mercado de capitais. É também o principal produtor de petróleo do continente.
(com agência Reuters)