Nestlé compra unidade de nutrição infantil da Pfizer
Com lance de 11,8 bilhões de dólares, gigante suíça derrota a rival francesa Danone na disputa e adquire líder global em alimentação pediátrica
A Nestlé, maior grupo de alimentos do mundo, anunciou nesta segunda-feira a compra da unidade de nutrição infantil da Pfizer por 11,85 bilhões de dólares, derrotando a francesa Danone na disputa pela liderança no segmento nos mercados emergentes. “Seremos capazes de combinar marcas bem conhecidas como SMA e Promil com nossas marcas de sucesso como Nan, Gerber, Lactogen, Nestogen e o cereal infantil Cerelac”, destacou a Nestlé em nota.
A gigante suíça já era vista como a provável vencedora na disputa pela maior disponibilidade de recursos, após ter vendido sua parcela no grupo Alcon para a Novartis. A companhia também se absteve de anunciar um novo programa de recompra de ações.
A aquisição, que ainda está sujeita a aprovação regulatória, deve ser concluída em meados de 2013 e irá ajudar a Nestlé a ampliar a liderança no mercado de leite em pó infantil. A Nestlé disse que o negócio vai adicionar valor ao seu lucro por ação a partir do primeiro ano, e permitirá sinergias de custos de 160 milhões de dólares.
Nutrição – A Pfizer Nutrition é líder global em nutrição pediátrica com um amplo portfólio de marcas e produtos que vão desde a alimentação diária até fórmulas especiais para bebês e crianças um pouco maiores, além de artigos para gestantes e mulheres em fase de amamentação. A divisão possui parcerias em aproximadamente 60 países ao redor do mundo em vendas, desenvolvimento de produtos, indústria e centros de negócios espalhados pelos Estados Unidos, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.
Aproximadamente 85% das vendas da Pfizer Nutrition são realizadas nos países emergentes de forte crescimento, permitindo assim à Nestlé “completar perfeitamente (seus) negócios de nutrição infantil já existentes”, segundo o diretor-geral, Paul Bulcke. A Nestlé estimou o volume de negócios da Pfizer Nutrition em 2012 em 2,4 bilhões de dólares.
(com Reuters e Agence France-Presse)