Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Negócios Summary

Por Da Redação 1 mar 2012, 08h07

Inflação na zona do euro fica estável; desemprego atinge recorde

BRUXELAS (Reuters) – O desemprego na zona do euro aumentou para uma nova máxima da era da unificação monetária, enquanto a inflação ficou basicamente estável no início de 2012, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira, deixando o Banco Central Europeu (BCE) com a missão de equilibrar as demandas de uma desaceleração da economia e uma pressão apenas moderada nos preços. Uma queda abrupta das temperaturas na Europa e a elevação dos preços do petróleo provavelmente estiveram por trás da ligeira alta nos preços ao consumidor em fevereiro, que levou a inflação da zona do euro para 2,7 por cento, comparada a 2,6 por cento em janeiro, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat).

BR Brokers compra 65% da Miranda Imobiliária

RIO DE JANEIRO, 1 Mar (Reuters) – A Brasil Brokers assinou contrato de aquisição de 65 por cento da Miranda Imobiliária por um valor estimado de 6,6 milhões de reais. Desse valor, será pago um valor inicial de 3 milhões de reais, com restante sendo dividido em três parcelas anuais variáveis, calculadas em função dos resultados futuros.

Lucro da Contax cai 61,1% no 4o trimestre

RIO DE JANEIRO, 1 Mar (Reuters) – A Contax reverteu de um prejuízo de 7,6 milhões de reais no terceiro trimestre, registrando um lucro líquido de 13,2 milhões de reais nos últimos três meses do ano, informou na noite de terça-feira a companhia. Contudo, na comparação anual, o lucro líquido da empresa no quarto trimestre despencou 61,1 por cento. No ano, o lucro líquido foi de 20,9 milhões de reais, queda de 80,7 por cento em relação a 2010.

ThyssenKrupp planeja remodelar estrutura corporativa–jornal

FRANKFURT, 1 Mar (Reuters) – O presidente-executivo da ThyssenKrupp, Heinrich Hiesinger, planeja abandonar, para aumentar os lucros, a estrutura da empresa dividida entre siderurgia e tecnologia, informou o jornal alemão Handelsblatt, citando fontes da companhia. Sob o novo plano, o conglomerado industrial alemão criaria divisões regionais -inicialmente para os EUA, Japão, Índia e Turquia- que controlariam os negócios da ThyssenKrupp nos respectivos territórios, segundo o jornal.

Vivendi se prepara para dois anos difíceis e corta dividendo

PARIS, 1 Mar (Reuters) – A Vivendi, maior grupo de telecomunicações e entretenimento da Europa, cortou dividendo em antecipação a dois anos de dificuldades em que o lucro não vai crescer em meio a um ambiente de concorrência mais acirrada no mercado francês de telefonia móvel. Os comentários do grupo ecoam medidas tomadas por France Telecom, Telefónica e Telecom Italia, que enfrentam uma combinação dura de pressão regulatória, competição ferrenha e gastos com atualização de redes.

Continua após a publicidade

Solução da Celpa pode incluir intervenção–fonte

BRASÍLIA, 29 Fev (Reuters) – A solução da Celpa, distribuidora de energia do Pará controlada pelo Grupo Rede Energia, pode passar por um processo de intervenção federal seguido de relicitação da empresa, disse à Reuters nesta quarta-feira uma fonte do governo. Segundo a fonte, que pediu anonimato, essa solução é preferível à hipótese de a estatal Eletrobras assumir o controle da Celpa. “A Celpa é uma empresa de mercado, então a solução tem de ser de mercado.”

Aliança de GM e Peugeot quer economizar US$2 bi por ano

FRANKFURT/PARIS (Reuters) – General Motors e PSA Peugeot Citroen irão buscar uma redução conjunta de custos de 2 bilhões de dólares por ano com uma aliança global de plataformas de veículos e compras, mas isso só será integralmente atingido dentro de cinco anos, informaram as montadoras nesta quarta-feira. Pelo acerto entre as empresas, a GM vai participar de um aumento de capital de 1 bilhão de euros (1,34 bilhão de dólares) da Peugeot, tornando-se a segunda maior acionista da montadora francesa como parte de uma ampla aliança industrial, disseram as companhias.

REEDIÇÃO-Disputa política começa a paralisar BB e Previ-fontes

SÃO PAULO/BRASÍLIA, 29 Fev (Reuters) – A disputa interna no Banco do Brasil e que envolve também a Previ está congelando as atividades do maior banco e do maior fundo de pensão do país, aumentando a pressão sobre o governo para impor um desfecho sobre o caso. Fontes disseram à Reuters que a definição de negócios importantes tem ficado em segundo plano, na medida em que avaliar os estragos expostos nos jornais entre Aldemir Bendine e Ricardo Flores, presidentes do BB e da Previ, respectivamente, têm tomado tempo dos executivos.

Dólar sobe 1,25% após BC; no ano desvalorização é de 7,95%

SÃO PAULO, 29 Fev (Reuters) – O dólar registrou nesta quarta-feira a maior alta ante o real em mais de dois meses, reagindo à firme intervenção do Banco Central no mercado de câmbio depois que a moeda caiu pela manhã abaixo de 1,70 real pelo segundo dia consecutivo. Os investidores esperam que o BC continue atuando no próximo mês para segurar a queda da divisa. A taxa de câmbio fechou com valorização de 1,25 por cento, para 1,7200 real na venda. Foi a maior alta desde 12 de dezembro, quando a cotação subiu 2,14 por cento, para 1,8445 real.

Petrobras formaliza Dutra como novo diretor

RIO DE JANEIRO, 29 Fev (Reuters) – Um dia após o aumento do número de diretorias de seis para sete cadeiras, o Conselho de Administração da Petrobras formalizou a eleição de José Eduardo Dutra para o cargo de diretor Corporativo e de Serviços. Ao final de janeiro, fontes tinham informado à Reuters que Dutra, ex-presidente da estatal no primeiro mandato de Lula, assumiria a nova diretoria.

Continua após a publicidade
Publicidade