Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Negócios Summary

Por Da Redação 1 mar 2012, 14h27

BTG se firma entre grupos mais valiosos do país com IPO

SÃO PAULO, 1 Mar (Reuters) – O BTG Pactual , maior banco de investimentos independente da América Latina, fez pedido nesta quinta-feira para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O valor atual do banco estaria em torno de 15 bilhões de dólares -o que o colocaria entre as 20 maiores companhias listadas em bolsa no Brasil, acima de nomes como Cemig, BM&FBovespa e JBS.

Para atacar guerra cambial,Mantega promete novas ações

BRASÍLIA, 1º Mar (Reuters) – No mesmo dia em que anunciou mais taxação para empréstimos no exterior, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo continuará tomando novas medidas para impedir a valorização excessiva do real frente ao dólar. Ele, no entanto, não deu mais detalhes. “O governo não ficará assistindo impassível a guerra cambial, temos que nos defender”, afirmou Mantega em entrevista coletiva. “O governo continuará tomando medidas para impedir que o real se valorize, prejudicando a produção brasileira”, emendou.

Emprego nos EUA melhora, mas gasto real fica estagnado

WASHINGTON, 1 Mar (Reuters) – Os norte-americanos registraram poucos novos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada, mas os gastos do consumidor ficaram estáveis em janeiro pelo terceiro mês consecutivo depois de descontada a inflação, lançando uma nuvem sobre a perspectiva econômica. Embora a melhora no mercado de trabalho -a taxa de desemprego caiu fortemente nos últimos meses- pareça estar impulsionando a renda, a inflação e os impostos comeram os ganhos em janeiro.

Bolsas europeias sobem com ajuda de ações de bancos

LONDRES, 1 Mar (Reuters) – As bolsas de valores europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, beneficiadas pelo desempenho de papéis de bancos da zona do euro, com melhora do sentimento entre investidores após a segunda injeção de liquidez pelo Banco Central Europeu (BCE). O FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações da Europa, teve valorização de 1,07 por cento, a 1.086 pontos, maior nível desde 22 de fevereiro.

Porto Alegre precisará de novo aeroporto-Infraero

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – A Infraero, estatal administradora de aeroportos, prevê que Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) precisarão de novos terminais dentro de 10 anos, afirmou nesta quinta-feira o presidente da empresa, Gustavo do Vale. Segundo ele, nesse mesmo prazo os aeroportos de Curitiba (PR) e Confins (MG) terão de ampliar sua capacidade, com novas pistas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Governo analisa medidas sobre recuperação da Celpa, diz ministra

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – O governo está analisando qual medida será adotada para garantir o fornecimento de energia à área atendida pela Celpa, distribuidora de energia do Pará controlada pelo Grupo Rede Energia e que entrou com pedido de recuperação judicial, disse nesta quinta-feira a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A Celpa tem um dos piores desempenhos da Rede Energia e uma das hipóteses seria a estatal Eletrobras assumir o controle da empresa.

Dilma critica “tsunami monetário” de países desenvolvidos

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff criticou duramente nesta quinta-feira as políticas monetárias expansionistas adotadas por países desenvolvidos que buscam enfrentar a crise internacional desse modo, afirmando que eles fazem isso de forma “absolutamente inconsequente”. “Nós nos preocupamos, sim, com esse tsunami monetário (usado pelos) países desenvolvidos que não usam políticas fiscais de ampliação da capacidade de investimento para retomar e sair da crise que estão metidos”, disse Dilma em cerimônia com empresários e sindicalistas.

Dilma não pediu demissões no BB e na Previ, diz Mantega

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff não determinou que ele fizesse demissões na diretoria do Banco do Brasil e na direção da Previ diante das notícias publicadas nos últimos dias sobre desentendimentos entre o comando das duas instituições. “A crise no Banco do Brasil é uma crise de fofoca”, disse Mantega em entrevista coletiva.

Mantega teme que crise afete desempenho do BB e Previ

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – O ministro da Fazenda procurou nesta quinta-feira negar que haja uma situação de conflito entre a direção do Banco do Brasil e o comando da Previ, o fundo de pensão do banco. Mas ao minimizar os desentendimentos, Guido Mantega demonstrou preocupação com a possibilidade de que as notícias sobre desavenças afetem o desempenho das duas instituições. “A crise no Banco do Brasil é uma crise de fofoca”, disse Mantega a jornalistas. “Não há desentendimentos, mas fica uma questão difícil de identificar porque ninguém assume a responsabilidade pela fofoca.”

Lucro da Klabin cai no 4º tri, mas supera expectativa

SÃO PAULO, 1 Mar (Reuters) – A Klabin, maior fabricante de papéis do Brasil, sofreu uma queda no lucro líquido do quarto trimestre de 2011, mas o resultado acabou superando as expectativas do mercado. A companhia teve lucro líquido de 122 milhões de reais no quarto trimestre de 2011, recuo de 46 por cento em relação ao mesmo período de 2010. Enquanto isso, a expectativa média de quatro analistas obtida pela Reuters indicava um resultado positivo no trimestre de 83,8 milhões de reais.

Continua após a publicidade
Publicidade