Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Negócios Summary

Por Da Redação 1 mar 2012, 15h38

Lobão diz que intervenção na Celpa é uma possibilidade

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que a intervenção federal na distribuidora paraense Celpa, do Grupo Rede Energia, “é uma possibilidade, não é uma decisão”. Segundo ele, não está se cogitando fazer isso agora, “mas isso pode vir a ocorrer”.

Balança comercial tem superávit de US$1,7 bi em fevereiro

BRASILIA, 1 Mar (Reuters) – A balança comercial brasileira fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 1,715 bilhão de dólares, informou nesta quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em janeiro, houve déficit de 1,291 bilhão de dólares. As exportações somaram em fevereiro 18,028 bilhões de dólares, com as importações chegando a 16,313 bilhões de dólares.

BTG se firma entre grupos mais valiosos do país com IPO

SÃO PAULO, 1 Mar (Reuters) – O BTG Pactual , maior banco de investimentos independente da América Latina, fez pedido nesta quinta-feira para realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O valor atual do banco estaria em torno de 15 bilhões de dólares -o que o colocaria entre as 20 maiores companhias listadas em bolsa no Brasil, acima de nomes como Cemig, BM&FBovespa e JBS.

Para atacar guerra cambial,Mantega promete novas ações

BRASÍLIA, 1º Mar (Reuters) – No mesmo dia em que anunciou mais taxação para empréstimos no exterior, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo continuará tomando novas medidas para impedir a valorização excessiva do real frente ao dólar. Ele, no entanto, não deu mais detalhes. “O governo não ficará assistindo impassível a guerra cambial, temos que nos defender”, afirmou Mantega em entrevista coletiva. “O governo continuará tomando medidas para impedir que o real se valorize, prejudicando a produção brasileira”, emendou.

Emprego nos EUA melhora, mas gasto real fica estagnado

WASHINGTON, 1 Mar (Reuters) – Os norte-americanos registraram poucos novos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada, mas os gastos do consumidor ficaram estáveis em janeiro pelo terceiro mês consecutivo depois de descontada a inflação, lançando uma nuvem sobre a perspectiva econômica. Embora a melhora no mercado de trabalho -a taxa de desemprego caiu fortemente nos últimos meses- pareça estar impulsionando a renda, a inflação e os impostos comeram os ganhos em janeiro.

Continua após a publicidade

Sindicalistas fazem apelo a Dilma por proteção à indústria

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – Sindicalistas aproveitaram a chance de estar ao lado da presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira para derramar uma coleção de reivindicações do setor e atacar o que chamaram de “desindustrialização” do país diante de importações crescentes de produtos manufaturados. Como de hábito, atacaram as taxas de juro e o câmbio, já que o real valorizado torna as importações mais competitivas frente à produção nacional.

Bombardier vê queda em entregas e margens em 2012

1 Mar (Reuters) – A Bombardier, terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, disse que terá quedas no número de entregas de aeronaves em 2012 e que prevê margens de lucro menores em sua divisão aeroespacial, a principal da empresa. As notícias geraram oscilação negativa de quase 8 por cento em sua ação nesta quinta-feira. A fabricante de aviões e trens sediada em Montreal, que tem enfrentado menor demanda por seus jatos regionais, disse que os altos preços prejudicarão as margens, incluindo gastos de 100 milhões de dólares advindos da valorização do dólar canadense e mais 100 milhões de dólares em funções de gastos em aposentadoria.

Bolsas europeias sobem com ajuda de ações de bancos

LONDRES, 1 Mar (Reuters) – As bolsas de valores europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, beneficiadas pelo desempenho de papéis de bancos da zona do euro, com melhora do sentimento entre investidores após a segunda injeção de liquidez pelo Banco Central Europeu (BCE). O FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações da Europa, teve valorização de 1,07 por cento, a 1.086 pontos, maior nível desde 22 de fevereiro.

Porto Alegre precisará de novo aeroporto-Infraero

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – A Infraero, estatal administradora de aeroportos, prevê que Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) precisarão de novos terminais dentro de 10 anos, afirmou nesta quinta-feira o presidente da empresa, Gustavo do Vale. Segundo ele, nesse mesmo prazo os aeroportos de Curitiba (PR) e Confins (MG) terão de ampliar sua capacidade, com novas pistas, por exemplo.

Governo analisa medidas sobre recuperação da Celpa, diz ministra

BRASÍLIA, 1 Mar (Reuters) – O governo está analisando qual medida será adotada para garantir o fornecimento de energia à área atendida pela Celpa, distribuidora de energia do Pará controlada pelo Grupo Rede Energia e que entrou com pedido de recuperação judicial, disse nesta quinta-feira a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A Celpa tem um dos piores desempenhos da Rede Energia e uma das hipóteses seria a estatal Eletrobras assumir o controle da empresa.

Continua após a publicidade
Publicidade