Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

FOCUS-Mercado reforça corte de 0,5 ponto da Selic nesta semana

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – A dois dias da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a Selic, o mercado financeiro fincou o pé e manteve as previsões de corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, mostrou o relatório Focus do Banco Central nesta segunda-feira, embora na curva futura de juros haja apostas numa redução mais forte, de 0,75 ponto. Ao mesmo tempo, os agentes elevaram novamente as expectativas para a inflação no próximo ano e em 12 meses, deixando estável a estimativa para este ano

China corta meta de crescimento a 7,5% para estimular consumo

PEQUIM, 5 Mar (Reuters) – O premiê da China, Wen Jiabao, cortou a meta de crescimento do país para 7,5 por cento, o menor nível em oito anos, e fez do estímulo à demanda do consumidor a prioridade do ano, uma vez que Pequim deseja eliminar a dependência de sua economia da demanda externa e de capital estrangeiro. Wen diminuiu a meta de um duradouro 8 por cento, um movimento que os investidores anteciparam para que Pequim tivesse margem econômica para reequilibrar a economia e neutralizar as pressões inflacionárias na corrida para mudança de liderança no final deste ano.

Setor privado da zona do euro volta a declinar em fevereiro

LONDRES, 5 Mar (Reuters) – Uma forte desaceleração entre empresas italianas e espanholas levou o setor privado da zona do euro de volta ao declínio no mês passado, frustrando esperanças de que a região possa evitar outra recessão, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira. A Alemanha, a economia mais saudável da região, continuou a se expandir, mas em um ritmo mais lento, enquanto a atividade econômica na França ficou estável, apesar de uma melhora das perspectivas para os próximos meses.

IPC-Fipe cai 0,07%, puxado por Alimentação

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo caiu 0,07 por cento em fevereiro, ante alta de 0,66 por cento em janeiro, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira. Na terceira quadrissemana de fevereiro, o IPC-Fipe havia registrado acréscimo de 0,07 por cento. Nos 12 meses até janeiro, a inflação pelo IPC chegou a 5,23 por cento.

Funcionários da Celpa decidem parar por 48 horas em protesto

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – Os funcionários da Celpa, distribuidora de energia elétrica paraense do Grupo Rede Energia, decidiram fazer uma paralisação de 48 horas para protestar contra o não pagamento de parcela do Plano de Cargo de Carreira e Salários(PCCS) por parte da Celpa e para pedir a federalização da empresa. A decisão aconteceu em assembleia da Federação dos Urbanitários do Pará realizada na manhã desta segunda-feira, informou a assessoria de imprensa do sindicato.

BTG Pactual eleva preço-alvo de Klabin para R$ 10,50

O BTG Pactual elevou seu preço-alvo para a ação da Klabin, de 8,50 para 10,50 reais, e manteve a recomendação de “compra”, devido à perspectivas positivas com os próximos resultados da empresa em 2012. “Esperamos que os resultados trimestrais da Klabin continuem se expandindo, com a combinação de maiores preços, melhor mix e custos mais baixos em 2012. Estamos mais confiantes com uma surpresa positiva com corte de custos, conforme a diretoria adota melhorias em sua base florestal e nos ativos de Santa Catarina”, afirmaram os analistas Edmo Chagas e Antonio Heluany, em relatório.

Arcos Dorados tem lucro abaixo do esperado no 4o tri

5 Mar (Reuters) – A Arcos Dorados, franquia latino-americana da rede de fast food McDonald’s, divulgou nesta segunda-feira resultado trimestral levemente abaixo do esperado pelo mercado e previu uma desaceleração de vendas em 2012. A companhia, que é a maior franquia do McDonald’s no mundo, divulgou lucro de 0,22 dólar por ação no quarto trimestre, ante 0,17 no mesmo período do ano anterior. A expectativa média do mercado era de lucro de 0,23 dólar por papel.

Tesco planeja mais lojas e 20 mil novos empregos no Reino Unido

LONDRES, 5 Mar (Reuters) – A Tesco, maior rede varejista britânica, planeja abrir mais lojas e criar 20 mil postos de trabalho no Reino Unido nos próximos dois anos, à medida que busca se recuperar do alerta de lucro que fez neste ano e da queda de participação no mercado local. O maior empregador do setor privado britânico disse que, como parte dos planos, planeja modernizar as lojas já existentes, abrir outras e fazer um “significante investimento” no atendimento ao consumidor.

Maersk Line vai priorizar rentabilidade

LONDRES, 5 Mar (Reuters) – O presidente-executivo da Maersk Line, maior companhia marítima do mundo de transporte de contêineres, disse nesta segunda-feira já ter conquistado a participação de mercado que pretendia e que a prioridade agora é restaurar a rentabilidade. Soren Skou disse durante entrevista coletiva em Londres que a Maersk Line -unidade do grupo dinamarquês de transporte e petróleo A.P. Moller-Maersk- tem a capacidade de diminuir a própria frota em até 9 por cento.

Allianz investiu 2 bi de euros em imóveis em 2011

FRANKFURT, 5 Mar (Reuters) – A Allianz, maior seguradora da Europa, investiu quase 2 bilhões de euros (2,64 bilhões de dólares) em imóveis em 2011, buscando impulsionar os ganhos frente a baixas taxas de juros que prevalecem em ativos tradicionais de renda fixa. O nível de investimento foi quase o mesmo de 2010, disse uma porta-voz da Allianz Real Estate nesta segunda-feira, rejeitando informar uma previsão de investimentos para 2012.