
Merkel diz que Dilma promete ajudar a refinanciar o FMI
HANOVER, Alemanha, 6 Mar (Reuters) – A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira ter recebido garantias da presidente Dilma Rousseff de que o Brasil participará de uma recapitalização do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que por sua vez poderia ajudar a reforçar os fundos anticrise para a zona do euro. As duas líderes disseram a repórteres depois de uma reunião em uma feira comercial em Hanover, na Alemanha, que discutiram as preocupações de Dilma de que uma enxurrada de dinheiro barato das nações industrializadas, incluindo as operações de liquidez do Banco Central Europeu (BCE), prejudicava países como o Brasil por levar a uma apreciação de suas moedas.
ALL tem prejuízo de R$32,5 mi no 4o tri
RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – A operadora logística ALL teve prejuízo de 32,5 milhões de reais no quarto trimestre, ante prejuízo um ano antes de 40,6 milhões de reais no resultado pró-forma, informou a companhia, nesta terça-feira. No fechado de 2011, o lucro líquido cresceu 2,3 por cento, para 244,9 milhões de reais.
Galp prevê investir até 1,2 bi de euros em 2012
LISBOA (Reuters) – A Galp Energia prevê investir entre 1 bilhão e 1,2 bilhão de euros neste ano, 60 por cento em exploração e produção, e pretende manter o investimento em um nível anual de 1,2 bilhão de euros entre 2013 e 2016. “Este será um ano de alocação permanente de capital para os projetos de upstream (exploração e produção)”, informou a Galp nesta terça-feira.
Bolsas na Ásia caem por preocupações com economia
TÓQUIO, 6 Mar (Reuters) – As ações asiáticas caíram nesta terça-feira em meio à desaceleração econômica na China e na Europa e receios com o Irã, o que atingiu a confiança do consumidor, levando-os a realizar lucros de recentes altas que se marcaram por grande liquidez. A redução de meta de crescimento da China e números que apontam para o risco de a Europa voltar a ter recessão corroeram o otimismo que vinham marcando o tom dos mercados globais desde que o Banco Central Europeu (BCE) fez a primeira grande injeção de liquidez, no fim de dezembro.
Bovespa recua por meta de crescimento chinês e Grécia
SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – A Bovespa encerrou esta segunda-feira em baixa, influenciada pela redução na meta de crescimento da economia da China e pela expectativa com o vencimento da oferta de troca de títulos da Grécia nas mãos de credores privados. O Ibovespa caiu 1,21 por cento, a 66.964 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,09 bilhões de reais.
Itaúsa vai propor bonificação de 10% a acionistas
RIO DE JANEIRO, 5 Mar (Reuters) – A Itaúsa informou ao mercado nesta segunda-feira que vai propor capitalização de reservas de lucro de 2,8 bilhões de reais e bonificação de 10 por cento em novas ações ordinárias e preferenciais aos acionistas. Para isso, a companhia vai atribuir aos acionistas uma ação nova para cada lote de dez da mesma espécie que forem titulares, com base na posição acionária de 26 de abril.
Dólar sobe 0,24% com exterior e expectativa de medidas
SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou em leve alta frente ao real nesta segunda-feira, captando o clima de maior aversão a risco no exterior e com investidores na expectativa do anúncio de mais medidas para conter uma nova série de quedas da moeda norte-americana. A cotação subiu 0,24 por cento, para 1,7367 real na venda. Trata-se da segunda alta seguida da moeda norte-americana, que na sexta-feira já havia registrado valorização de 1,2 por cento.
Merkel diz compreender preocupação do Brasil com o câmbio
HANOVER, Alemanha, 5 Mar (Reuters) – A chanceler alemã, Angela Merkel, disse na segunda-feira, pouco antes de se reunir com a presidente Dilma Rousseff, que compreende os problemas cambiais enfrentados pelos países emergentes em decorrência da grande oferta de dinheiro a juros baixos nas nações industrializadas. Merkel e Dilma se encontraram em Hanover para a inauguração de uma importante feira de informática. Durante a reunião, a chanceler disse que a solução para o problema cambial depende de um fortalecimento do G20 (bloco das maiores economias mundiais). Ela alertou o Brasil e outros países contra o protecionismo.
Índices em Wall Street fecham em baixa por China
NOVA YORK, 5 Mar (Reuters) – As bolsas dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta segunda-feira pela segunda sessão seguida e pela terceira vez nas últimas quatro, arrastadas pelos setores de matérias-primas e energia após a China ter cortado sua meta de crescimento para 2012. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,11 por cento, para 12.962 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,39 por cento, para 1.364 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,86 por cento, para 2.950 pontos.
Petrobras: não há ação para elevar combustível
RIO DE JANEIRO, 5 Mar (Reuters) – Não há nenhuma ação em curso entre governo e a Petrobras para elevar os preços dos combustíveis, disse nesta segunda-feira a presidente da estatal, Maria das Graças Foster. Ao responder a jornalistas sobre o assunto em evento no Rio de Janeiro, ela disse ainda que a política para reajuste da Petrobras continua sendo a de não repassar a volatilidade dos mercados futuros para os preços internos.