Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Brasil cresce 0,3% no 4o tri e 2,7% em 2011–IBGE

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – A economia brasileira cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 em comparação com o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento. O desempenho indica que a atividade econômica começou a melhorar no fim do ano passado, apesar de o setor industrial continuar patinando bastante. “O que está puxando esse crescimento para baixo é claramente a indústria… ela simplesmente não consegue se beneficiar do mercado que está crescendo”, afirmou o economista-chefe do J. Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall.

Governo adotará medidas para ajudar a indústria-Mantega

BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – Diante do resultado fraco da economia em 2011, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo prepara um pacote de medidas para estimular o setor industrial, que abrangerá novas medidas para impedir a sobrevalorização do câmbio. “O setor industrial precisa de alguns estímulos que serão dados”, afirmou Mantega. “As medidas não estão prontas, faremos ao longo do ano para estimular o investimento e o setor industrial”, afirmou o ministro ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ações europeias atingem menor nível em um mês com Grécia

FRANKFURT, 6 Mar (Reuters) – As ações europeias atingiram o menor nível de fechamento do mês nesta terça-feira, com preocupações com as negociações da dívida da Grécia, após um rali de alta de quase três meses. Investidores realizaram lucros após novos temores de que a Grécia não conseguiria o apoio de credores privados para o seu programa de reestruturação da dívida, enquanto preocupações com a desaceleração de economias em crescimento como China e Brasil pesaram na percepção.

Tombini: perspectivas indicam mais crescimento econômico em 2012

SÃO PAULO (Reuters) – As perspectivas para a economia brasileira apontam uma intensificação do ritmo da atividade neste ano, com a economia crescendo mais do que no ano passado, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta terça-feira ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto divulgado pelo IBGE. Tombini disse ainda que o crescimento esperado para 2012 é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta neste ano e compatível com o equilíbrio interno e externo.

HSBC Brasil descarta venda da Losango no curto prazo

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – O HSBC Brasil não pretende se desfazer, pelo menos por enquanto, de seu braço de financiamento ao consumo, a Losango, mesmo em meio a uma estratégia de maior ênfase no varejo em clientes de mais alta renda. “A Losango, agora, não está à venda”, disse a jornalistas nesta terça-feira o presidente-executivo do banco, Conrado Engel, em coletiva para comentar os resultados da instituição em 2011. “Mas podemos reavaliar a decisão no futuro”, complementou.

Venda de imóveis novos em SP deve crescer até 5% em 2012

SÃO PAULO (Reuters) Após encerrar 2011 com uma queda de mais de 20 por cento nas vendas, o mercado imobiliário em São Paulo deve retomar o ritmo de crescimento este ano, apoiado na melhora da conjuntura macroeconômica, com tendência de equilíbrio entre oferta e demanda. As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo devem crescer de 3,5 a 5 por cento em 2012 em Valor Geral de Vendas (VGV) em relação ao ano passado, segundo estimativa feita pelo sindicato que representa o setor imobiliário na capital paulista, Secovi-SP, nesta terça-feira.

Governo tomará medidas para acelerar crescimento, diz Mantega

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo tomará novas ações ao longo deste ano para garantir um crescimento mais forte da economia e que, mesmo com China crescendo menos, é possível equilibrar com câmbio no Brasil e indústria terá mais estímulos. Ele acrescentou que os bancos públicos continuarão reduzindo juros e spreads.

Sazonalidade explica prejuízo da ALL no 4º trimestre

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A operadora logística ALL teve prejuízo de 32,5 milhões de reais no quarto trimestre, ante prejuízo um ano antes de 40,6 milhões de reais no resultado pró-forma, informou a companhia nesta terça-feira. Para a companhia, entretanto, o prejuízo no último trimestre do ano é “natural” por conta da sazonalidade do período, segundo o diretor de relações com investidores, Rodrigo Campos.

Brasil será proativo para reforçar o crescimento, diz Dilma

6 Mar (Reuters) – O governo vai trabalhar ativamente para aumentar o crescimento do Brasil, mas fará isso com responsabilidade fiscal, disse nesta terça-feira a presidente Dilma Rousseff, pouco antes do anúncio de que a economia brasileira cresceu 2,7 por cento em 2011. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) mostrou recuperação gradual da economia no fim do ano passado em meio à crise internacional, mas o desempenho veio abaixo do esperado pelo próprio governo.

ENTREVISTA-Minerva espera melhora das margens em 2012

SÃO PAULO, Março (Reuters) – A indústria de alimentos Minerva prevê uma melhora das margens em 2012, diante da perspectiva de aumento da oferta de gado para abate, que tende a reduzir os custos de produção da companhia, e da manutenção dos bons preços registrados tanto no mercado interno como externo, disse o presidente da companhia. “O preço não perdeu força, e a parte do fornecimento está mais equilibrada, com o aumento previsto na oferta. Então significa que se vê uma tendência de ampliação de margens”, disse à Reuters Fernando Galletti Queiroz, presidente do Minerva.