Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Brasil cresce 0,3% no 4o tri e 2,7% em 2011–IBGE

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – A economia brasileira cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 em comparação com o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento. O desempenho indica que a atividade econômica começou a melhorar no fim do ano passado, apesar de o setor industrial continuar patinando bastante. “O que está puxando esse crescimento para baixo é claramente a indústria… ela simplesmente não consegue se beneficiar do mercado que está crescendo”, afirmou o economista-chefe do J. Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall.

Governo adotará medidas para ajudar a indústria-Mantega

BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – Diante do resultado fraco da economia em 2011, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo prepara um pacote de medidas para estimular o setor industrial, que abrangerá novas medidas para impedir a sobrevalorização do câmbio. “O setor industrial precisa de alguns estímulos que serão dados”, afirmou Mantega. “As medidas não estão prontas, faremos ao longo do ano para estimular o investimento e o setor industrial”, afirmou o ministro ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Falha desliga subestação em linha de Furnas; afeta Brasília–ONS

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – Uma falha que desligou uma subestação conectada em uma linha de transmissão de Furnas, às 13h13, deixou parte de Brasília sem luz nesta terça-feira, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As informações ainda são preliminares. Procurada, Furnas, subsidiária da Eletrobras responsável pela transmissão de parte relevante da energia no país, informou que irá emitir um comunicado sobre o ocorrido.

Bolsas europeias atingem menor nível em um mês com Grécia

FRANKFURT, 6 Mar (Reuters) – As ações europeias atingiram o menor nível de fechamento do mês nesta terça-feira, com preocupações com as negociações da dívida da Grécia, após um rali de alta de quase três meses. Investidores realizaram lucros após novos temores de que a Grécia não conseguiria o apoio de credores privados para o seu programa de reestruturação da dívida, enquanto preocupações com a desaceleração de economias em crescimento como China e Brasil pesaram na percepção.

Tombini: perspectivas indicam mais crescimento econômico em 2012

SÃO PAULO (Reuters) – As perspectivas para a economia brasileira apontam uma intensificação do ritmo da atividade neste ano, com a economia crescendo mais do que no ano passado, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta terça-feira ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto divulgado pelo IBGE. Tombini disse ainda que o crescimento esperado para 2012 é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta neste ano e compatível com o equilíbrio interno e externo.

HSBC Brasil descarta venda da Losango no curto prazo

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – O HSBC Brasil não pretende se desfazer, pelo menos por enquanto, de seu braço de financiamento ao consumo, a Losango, mesmo em meio a uma estratégia de maior ênfase no varejo em clientes de mais alta renda. “A Losango, agora, não está à venda”, disse a jornalistas nesta terça-feira o presidente-executivo do banco, Conrado Engel, em coletiva para comentar os resultados da instituição em 2011. “Mas podemos reavaliar a decisão no futuro”, complementou.

Venda de imóveis novos em SP deve crescer até 5% em 2012

SÃO PAULO (Reuters) Após encerrar 2011 com uma queda de mais de 20 por cento nas vendas, o mercado imobiliário em São Paulo deve retomar o ritmo de crescimento este ano, apoiado na melhora da conjuntura macroeconômica, com tendência de equilíbrio entre oferta e demanda. As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo devem crescer de 3,5 a 5 por cento em 2012 em Valor Geral de Vendas (VGV) em relação ao ano passado, segundo estimativa feita pelo sindicato que representa o setor imobiliário na capital paulista, Secovi-SP, nesta terça-feira.

Governo tomará medidas para acelerar crescimento, diz Mantega

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo tomará novas ações ao longo deste ano para garantir um crescimento mais forte da economia e que, mesmo com China crescendo menos, é possível equilibrar com câmbio no Brasil e indústria terá mais estímulos. Ele acrescentou que os bancos públicos continuarão reduzindo juros e spreads.

Sazonalidade explica prejuízo da ALL no 4º trimestre

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A operadora logística ALL teve prejuízo de 32,5 milhões de reais no quarto trimestre, ante prejuízo um ano antes de 40,6 milhões de reais no resultado pró-forma, informou a companhia nesta terça-feira. Para a companhia, entretanto, o prejuízo no último trimestre do ano é “natural” por conta da sazonalidade do período, segundo o diretor de relações com investidores, Rodrigo Campos.

Brasil será proativo para reforçar o crescimento, diz Dilma

6 Mar (Reuters) – O governo vai trabalhar ativamente para aumentar o crescimento do Brasil, mas fará isso com responsabilidade fiscal, disse nesta terça-feira a presidente Dilma Rousseff, pouco antes do anúncio de que a economia brasileira cresceu 2,7 por cento em 2011. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) mostrou recuperação gradual da economia no fim do ano passado em meio à crise internacional, mas o desempenho veio abaixo do esperado pelo próprio governo.