Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

PIB de 2011 abre espaço para mais medidas de estímulo

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – O baixo desempenho da economia brasileira em 2011, com crescimento de 2,7 por cento, acendeu a luz amarela dentro do governo -que já acena com mais medidas para estimular a atividade, sobretudo na indústria- e no próprio setor produtivo, que ainda teme a concorrência externa. “O setor industrial ainda patina e isso decorre do aumento da importação. O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer em 3,5 por cento… mas o governo brasileiro tem que continuar a tomar medidas para incentivar a indústria nacional”, afirmou o diretor de economia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Antônio Corrêa de Lacerda, fazendo coro com outros representantes do setor produtivo.

Brasil cresce 0,3% no 4o tri e 2,7% em 2011–IBGE

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – A economia brasileira cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 em comparação com o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento. O desempenho indica que a atividade econômica começou a melhorar no fim do ano passado, apesar de o setor industrial continuar patinando bastante. “O que está puxando esse crescimento para baixo é claramente a indústria… ela simplesmente não consegue se beneficiar do mercado que está crescendo”, afirmou o economista-chefe do J. Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall.

Governo adotará medidas para ajudar a indústria-Mantega

BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – Diante do resultado fraco da economia em 2011, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo prepara um pacote de medidas para estimular o setor industrial, que abrangerá novas medidas para impedir a sobrevalorização do câmbio. “O setor industrial precisa de alguns estímulos que serão dados”, afirmou Mantega. “As medidas não estão prontas, faremos ao longo do ano para estimular o investimento e o setor industrial”, afirmou o ministro ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Carnaval derruba produção de veículos em fevereiro

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A indústria brasileira de veículos pegou carona na desaceleração da economia no final de 2012 e pisou no freio no primeiro bimestre do ano, com uma queda na produção de quase 20 por cento na comparação com o forte desempenho de um ano antes. O setor produziu nos dois primeiros meses de 2012 um total de 429,6 mil veículos, ante volume de 533,5 mil no mesmo período de 2011, mostraram dados da associação de montadoras, Anfavea, nesta terça-feira.

Venda de máquina agrícola no país cai 6,4% em fevereiro vs. 2011

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – As vendas de máquinas agrícolas no Brasil em fevereiro subiram 10,4 por cento sobre janeiro, para 4.878 unidades, mas na comparação com fevereiro do ano passado houve queda de 6,4 por cento, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Anfavea, associação que representa as montadoras. Enquanto isso, a produção cresceu 1,4 por cento no mês passado contra janeiro, para 6.876 unidades. Em relação a fevereiro de 2011, a queda foi de 1,2 por cento.

Situação da Celpa paralisa venda do Grupo Rede Energia–fonte

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – O pedido de recuperação judicial da Celpa, distribuidora paraense de energia elétrica do Grupo Rede, parou o processo de venda da fatia de 54 por cento de participação que o acionista do majoritário Jorge Queiroz Jr. colocou à venda no ano passado. “Os investidores vão esperar para ver as consequências da recuperação judicial (da Celpa)”, disse uma fonte próxima das negociações à Reuters, sob condição de anonimato, acrescentando que qualquer desfecho sobre a venda do controle do Grupo Rede Energia não deve ocorrer no curto prazo.

USDA deve cortar estimativa para safras da América do Sul

CHICAGO, 6 Mar (Reuters) – O clima quente e seco deve levar o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) a rebaixar sua previsão para as safras de milho e soja no Brasil e na Argentina, medidas que sinalizariam um aumento da demanda por exportação de oferta dos EUA, disseram analistas. “Eu espero um aumento da demanda por exportação da safra velha (dos EUA) por causa da deterioração nesses últimos meses das perspectivas para milho e soja na América do Sul”, disse Jerry Gidel, analista de grãos da Rice Dairy, corretora baseada em Chicago.

Falha desliga subestação de Furnas; afeta Brasília

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – Um rompimento de cabos interrompeu o fornecimento de energia em Brasília no início da tarde desta terça-feira, informou Furnas, subsidiária da Eletrobras, em comunicado. A estatal afirmou que às 13h12 ocorreu um rompimento de cabos de conexão de uma linha de transmissão que liga a subestação Brasília Geral, de Furnas, à outra de propriedade da Ceb, distribuidora que atende ao Distrito Federal.

Grécia diz que seis maiores bancos aderem ao acordo da dívida

ATENAS, 6 Mar (Reuters) – Os seis maiores bancos da Grécia decidiram concordar com o acordo de troca de bônus para melhorar a dívida do país, informou o Ministério das Finanças grego por meio de comunicado nesta terça-feira. Fontes bancárias da Grécia haviam informado mais cedo que todas as instituições detentoras da dívida do país tinham a expectativa de aderir ao acordo, que impõe perdas de cerca de até 74 por cento.

Vietnã reduz previsão de exportação de café em 2012

HANÓI, 6 Mar (Reuters) – O Vietnã, segundo maior produtor de café do mundo após o Brasil, deverá exportar 984.400 toneladas (16,4 milhões de sacas) em 2012, previu o Ministério da Agricultura nesta terça-feira. A previsão indica uma queda de 18,3 por cento na comparação com a projeção anterior, de 1,205 milhão de toneladas. Os embarques cairão, segundo o governo, devido a baixas ofertas no país.