Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

PIB de 2011 abre espaço para mais medidas de estímulo

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – O baixo desempenho da economia brasileira em 2011, com crescimento de 2,7 por cento, acendeu a luz amarela dentro do governo -que já acena com mais medidas para estimular a atividade, sobretudo na indústria- e no próprio setor produtivo, que ainda teme a concorrência externa. “O setor industrial ainda patina e isso decorre do aumento da importação. O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer em 3,5 por cento… mas o governo brasileiro tem que continuar a tomar medidas para incentivar a indústria nacional”, afirmou o diretor de economia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Antônio Corrêa de Lacerda, fazendo coro com outros representantes do setor produtivo.

Bovespa tem maior queda desde outubro por Grécia

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A Bovespa encerrou esta terça-feira com a maior queda diária em cinco meses, em meio a aversão a risco gerada por renovadas preocupações com a Grécia. O Ibovespa, principal índice acionário doméstico, recuou 2,76 por cento, a 65.114 pontos. Foi a maior queda desde 3 de outubro, quando recuou 2,93 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 7,23 bilhões de reais.

Brasil cresce 0,3% no 4o tri e 2,7% em 2011–IBGE

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – A economia brasileira cresceu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2011 em comparação com o terceiro, levando a expansão acumulada no ano a 2,7 por cento. O desempenho indica que a atividade econômica começou a melhorar no fim do ano passado, apesar de o setor industrial continuar patinando bastante. “O que está puxando esse crescimento para baixo é claramente a indústria… ela simplesmente não consegue se beneficiar do mercado que está crescendo”, afirmou o economista-chefe do J. Safra e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall.

Com ameaças do governo e temor exterior, dólar sobe 1,57%

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registrou nesta terça-feira a maior alta percentual diária frente ao real desde meados de dezembro. O resultado foi estimulado pela forte aversão a risco no cenário internacional e por novos alertas do governo de que poderá agir para frear quedas da moeda norte-americana. A cotação subiu 1,57 por cento, para 1,7640 real na venda. Trata-se da cotação mais alta desde meados janeiro e da maior valorização percentual desde 12 de dezembro quando o dólar saltou 2,14 por cento, a 1,8445 real.

Governo adotará medidas para ajudar a indústria-Mantega

BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – Diante do resultado fraco da economia em 2011, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo prepara um pacote de medidas para estimular o setor industrial, que abrangerá novas medidas para impedir a sobrevalorização do câmbio. “O setor industrial precisa de alguns estímulos que serão dados”, afirmou Mantega. “As medidas não estão prontas, faremos ao longo do ano para estimular o investimento e o setor industrial”, afirmou o ministro ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

México insiste que Brasil retome negociações sobre automóveis

CIDADE DO MÉXICO – O México está esperando que o Brasil responda a um convite para reiniciar a revisão do questionado acordo sobre comércio de automóveis, afirmou nesta terça-feira uma fonte do governo mexicano. México e Brasil adiaram na semana passada, em Brasília, a revisão do acordo, que libera o comércio bilateral de automóveis. O governo brasileiro busca adotar quotas de importação, de maneira a equilibrar a balança comercial entre as duas nações.

ATUALIZA 1-Lehman emerge da concordata

6 Mar (Reuters) – O Lehman Brothers emergiu de sua concordata de 639 bilhões de dólares nesta terça-feira e afirmou que vai começar a distribuir 65 bilhões de dólares a credores em 17 de abril, segundo documentos judiciais. O Lehman afirmou que espera que o primeiro grupo de pagamento a credores seja de pelo menos 10 bilhões de dólares.

Grupo Rede Energia confia em viabilidade da Celpa

BRASÍLIA, 6 Mar (Reuters) – A Rede Energia tem “absoluta confiança da viabilidade” da paraense Celpa, distribuidora de energia elétrica controlada pelo grupo e que se encontra em processo de recuperação judicial, disse nesta terça-feira o acionista controlador da companhia, Jorge Queiroz Jr. Segundo o empresário, no final de 2011 os bancos cortaram o crédito à Celpa, em meio a notícias de tratativas para venda da distribuidora ou do Grupo Rede Energia.

Carnaval derruba produção de veículos em fevereiro

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – A indústria brasileira de veículos pegou carona na desaceleração da economia no final de 2012 e pisou no freio no primeiro bimestre do ano, com uma queda na produção de quase 20 por cento na comparação com o forte desempenho de um ano antes. O setor produziu nos dois primeiros meses de 2012 um total de 429,6 mil veículos, ante volume de 533,5 mil no mesmo período de 2011, mostraram dados da associação de montadoras, Anfavea, nesta terça-feira.

Venda de máquina agrícola no país cai 6,4% em fevereiro vs. 2011

SÃO PAULO, 6 Mar (Reuters) – As vendas de máquinas agrícolas no Brasil em fevereiro subiram 10,4 por cento sobre janeiro, para 4.878 unidades, mas na comparação com fevereiro do ano passado houve queda de 6,4 por cento, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Anfavea, associação que representa as montadoras. Enquanto isso, a produção cresceu 1,4 por cento no mês passado contra janeiro, para 6.876 unidades. Em relação a fevereiro de 2011, a queda foi de 1,2 por cento.