Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Negócios Summary

Por Da Redação - 10 mar 2012, 11h50

Acordo grego abre caminho para ajuda, diz estrategista do BCE

10 Mar (Reuters) – A bem-sucedida reestruturação da dívida da Grécia abre caminho para um segundo pacote internacional de ajuda ao país, mas pode requerer maior apoio a um banco estatal austríaco, disse o estrategista do Banco Central Europeu (BCE) Ewald Nowotny. “Foi alcançado aqui um claro sucesso. O peso da dívida grega será reduzido, mas é claro que, do outro lado, ainda há desafios, e esta é a razão pela qual este pacote de ajuda de 130 bilhões de euros está sendo ativado”, disse ele em uma entrevista transmitida pela rádio austríaca neste sábado.

Brasil quer cota de US$1,4 bi para carros mexicanos

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O governo brasileiro pediu que o México limite o valor das suas exportações de veículos para o Brasil para cerca de 1,4 bilhão de dólares nos próximos três anos, como parte de um conjunto de demandas para renegociar o acordo do comércio automotivo entre os dois países. Segundo o Brasil, a quota representa o valor médio anual das exportações de automóveis do México para o Brasil nos últimos três anos, de acordo com uma carta datada de 8 de março à chanceler mexicana Patricia Espinosa e ao ministro da Economia, Bruno Ferrari, à qual a Reuters teve acesso.

Publicidade

México esperava reunião “cara a cara” com Brasil, diz fonte

CIDADE DO MÉXICO, 9 Mar (Reuters) – O México reagiu após receber um ultimato do Brasil para tomar uma decisão ainda nesta sexta-feira sobre a renegociação do acordo automotivo entre os dois países e uma fonte do governo mexicano disse à Reuters que negociações por carta são “pouco convencionais” e esperava uma reunião “cara a cara” com as autoridades brasileiras. A reação mexicana é mais um capítulo da difícil negociação entre os dois países desde que o Brasil ameaçou encerrar o acordo, que já dura uma década, e que provocou para o país da América do Sul um déficit de 1,7 bilhão de dólares, no ano passado, na balança comercial entre os dois países.

Moody’s mantém nota “C” da Grécia após troca de dívida

NOVA YORK, 9 Mar (Reuters) – A Moody’s anunciou que considera que a Grécia entrou em moratória pela definição da agência após concluir uma troca de dívida em Atenas. A agência informou ainda que manteve a nota de crédito da Grécia em “C”, seu menor nível de classificação, após a realização da operação com os credores privados.

Publicidade

State Grid e Copel arrematam Teles Pires em leilão

SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) – O leilão de concessões de transmissão desta sexta-feira teve deságio médio de cerca de 38 por cento, com a paranaense Copel e a chinesa State Grid arrematando a concessão do sistema que ligará as hidrelétricas do rio Teles Pires e as empresas do grupo Eletrobras Furnas, Chesf e Eletronorte levando cada um dos outros três lotes. “Esse leilão se mostrou muito competitivo. Temos tentado aprimorar as regras e condições para torná-lo ainda mais competitivo”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner a jornalistas, após o certame.

BNDES prevê taxa de investimento acima de 20% em 2012

SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) – Uma participação maior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no crédito está em discussão no governo, em meio a esforços para elevar a taxa de investimento do país ante 2011, disse o presidente do banco de fomento. “Há uma orientação da presidenta Dilma para elevar a taxa de investimento”, disse a jornalistas nesta sexta-feira o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, após assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o órgão e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Publicidade

Fraport quer disputar mais aeroportos em futuros leilões

SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) – A operadora de aeroportos Fraport mantém o interesse em investir no Brasil após ter disputado, sem sucesso, o leilão de concessão de três aeroportos em 6 de fevereiro. A parceria com a brasileira Ecorodovias deve ser mantida, segundo o diretor de projetos de investimentos globais da companhia, Felix von Berg. “A gente está interessado (em novas concessões). O leilão foi razoável, bem organizado”, disse o executivo a jornalistas nesta sexta-feira durante evento sobre concessões de aeroportos, em São Paulo.

CÂMBIO-Dólar tem maior nível desde janeiro por EUA e Grécia

SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) – O dólar fechou nesta sexta-feira no maior nível ante o real desde meados de janeiro, em meio à alta generalizada da moeda no exterior, após dados melhores que o esperado da economia norte-americana, que diminuíram as chances de outra rodada de estímulos por parte do Federal Reserve. A cautela em relação à Grécia também pesou sobre os negócios, mesmo após o país ter tido sucesso num acordo de dívida com credores privados.

Publicidade

Grécia ofusca otimismo com EUA e índice cai

SÃO PAULO, 9 Mar (Reuters) – Uma sensação de alívio precário marcou o final da semana de negócios na Bovespa, cujo principal índice fechou perto do zero, com animadores dados de emprego dos EUA sendo ofuscado por um anticlímax da Grécia na renegociação com credores privados. Após idas e vindas, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em baixa de 0,31 por cento, aos 66.703 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,53 bilhões de reais.

CORREÇÃO(OFICIAL)-IPCA sobe 0,45% em fevereiro;5,85% em 12 meses

RIO DE JANEIRO, 9 Mar (Reuters) – A inflação oficial brasileira perdeu força em fevereiro, atingindo o seu menor patamar em cinco anos para o período. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,45 por cento no mês passado, após alta de 0,56 por cento em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. É o menor nível desde fevereiro de 2007, quando o índice registrou variação positiva de 0,44 por cento. No acumulado de 12 meses, o IPCA avançou 5,85 por cento no mês passado, ante uma alta acumulada de 6,22 por cento em janeiro. Trata-se da menor taxa desde novembro de 2010, quando ficou em 5,63 por cento.

Publicidade