Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Pimentel vai ao México negociar acordo automotivo

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, viaja ao México na terça-feira para retomar as negociações de uma possível revisão do acordo automotivo entre os dois países, informou o ministério nesta segunda-feira. Desde a semana passada, as duas maiores economias da América Latina têm trocado correspondências com propostas de revisão, mas um acordo ainda parece longe de ser alcançado, principalmente depois que o Brasil exigiu a criação de um mecanismo de quotas para a importação de veículos do México.

Governo eleva IOF para captação externa de até 5 anos

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O governo endureceu mais uma vez diante do que chama “guerra cambial” e anunciou nesta segunda-feira que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) com alíquota de 6 por cento passará a valer também para os empréstimos no exterior com prazos de três a cinco anos. A medida, segundo o Ministério da Fazenda, tem caráter prudencial para reduzir a entrada de capital especulativo no país. Em nota, a pasta informou que a ação reforça a “decisão (do governo federal) de reduzir o fluxo de capital especulativo que entra no país para obter ganhos com a diferença entre os juros praticados nos países avançados e a taxa básica de juros brasileira”, informou o Ministério da Fazenda em nota.

FOCUS-Mercado prevê queda maior da Selic neste ano

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária do Banco Central ter feito um corte mais forte da taxa básica de juro, o mercado financeiro diminuiu suas previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013, mostrou o relatório Focus do BC nesta segunda-feira. O mercado estima que a Selic cairá para 9,50 por cento em abril e para 9 por cento em maio, permanecendo nesse patamar até o fim do ano. A previsão anterior era de Selic em 9,50 por cento no fim do ano. Para 2013, a previsão é que a taxa terminará o ano em 10 por cento, ante 10,50 por cento no relatório da semana passada.

ENTREVISTA-Pfizer deve fazer cisão de saúde animal-presidente

LONDRES, 12 Mar (Reuters) – A Pfizer está mais propensa a fazer uma cisão de sua unidade de saúde animal do que vendê-la, refletindo o esperado apelo do investidor, afirmou seu presidente-executivo nesta segunda-feira. Nenhuma decisão final foi tomada, mas Ian Read afirmou à Reuters de que há atrativos claros para os acionistas em uma operação de cisão livre de impostos, que seria a maior da indústria.

Hypermarcas prioriza geração de caixa para voltar a crescer

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Após sofrer os efeitos da desaceleração generalizada de consumo, intensificada pela adoção de uma nova política comercial, a Hypermarcas considera estar no caminho para voltar a crescer com rentabilidade. “O foco agora é gerar caixa e reduzir o endividamento”, disse o presidente-executivo da companhia, Cláudio Bergamo, em teleconferência nesta segunda-feira. “A grande meta é promover o crescimento orgânico e rentável com geração de caixa”, acrescentou, destacando a continuidade dos investimentos na consolidação das operações.

Perspectivas para zona do euro mostram sinais de esperança–OCDE

PARIS, 12 Mar (Reuters) – A zona do euro está mostrando sinais hesitantes de melhora, conforme a última leitura da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta segunda-feira. O principal indicador da OCDE, uma medida que busca sinalizar os pontos de virada da atividade econômica, subiu para a zona do euro em janeiro e também ficou positivo na Grã Bretanha, somando 0,2 ponto percentual no bloco monetário comum e 0,1 ponto percentual na Grã Bretanha.

Problemas do leilão de energia A-3 não continuarão no A-5–EPE

BRASÍLIA (Reuters) – O adiamento do leilão de energia para entrega em 2015 (A-3), causado pela baixa demanda apresentada pelas distribuidoras, não deve se repetir com o leilão A-5 (com entrega em 2017), disse nesta segunda-feira o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. O próximo leilão A-5 está marcado para 26 de abril. Já o A-3 foi adiado na semana passada de 22 de março para 28 de junho, para que as distribuidoras – compradoras na licitação – possam reavaliar suas expectativas de demanda.

Espanha prepara corte de gastos em saúde e educação

MADRI, 12 Mar (Reuters) – O novo governo de centro-direita da Espanha iniciará suas mais sensíveis medidas de austeridade até agora -cortes de gastos em saúde e educação nas regiões autônomas do país- assim que transpuser o obstáculo de uma eleição local no final de março. Cortes em serviços sociais devem deflagrar protestos de rua, na medida em que a Espanha luta para poupar pelo menos 30 bilhões de euros neste ano para atingir as duras metas europeias de redução de déficit, enquanto a economia encolhe e quase um entre quatro espanhóis estão desempregados.

Francesa ADP compra fatia de operadora de aeroportos turca

PARIS/ISTAMBUL, 12 Mar (Reuters) – A francesa Aéroports de Paris (ADP) confirmou nesta segunda-feira que vai comprar uma participação de 38 por cento na operadora turca de aeroportos TAV Havalimanlari Holding por 874 milhões de dólares, e afirmou que o negócio irá impulsionar seus lucros no próximo ano. A ADP vai pagar 11,3 liras turcas por ação, um prêmio de 32 por cento sobre a última cotação de fechamento da TAV, em um negócio que avalia a TAV em 2,3 bilhões de dólares, disse o grupo francês de aeroportos em comunicado.

Balança comercial tem superávit de US$ 260 mi no mês até dia 11

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – A balança comercial brasileira registrou superávit de 260 milhões de dólares nas duas primeiras semanas de março, que totalizaram sete dias úteis, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira. Com isso, o saldo acumulado no ano está positivo em 683 milhões de dólares.