Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Copom sinaliza juros “ligeiramente” acima de 8,75%

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75 por cento ao ano, que vigorou entre julho de 2009 a abril de 2010. “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”, informou o BC na ata da última reunião do Copom realizada em 6 e 7 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Auxílio-desemprego nos EUA volta à mínima em 4 anos

WASHINGTON, 15 Mar (Reuters) – O número de norte-americanos solicitando novos pedidos de auxílio-desemprego voltou para a mínima em quatro anos na semana passada e a atividade manufatureira no nordeste dos Estados Unidos se sustentou em março, fornecendo mais sinais de que a economia do país está num firme e autossustentável caminho de crescimento. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego tiveram queda de 14 mil solicitações, para 351 mil em números sazonalmente ajustados, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Esse resultado levou os pedidos de volta para o menor patamar em quatro anos, atingido em fevereiro.

México e Brasil se aproximam de acordo em questão automotiva

CIDADE DO MÉXICO, 15 Mar (Reuters) – México e Brasil estão “muito próximos” de alcançar um acordo sobre a cobrança brasileira para uma revisão nos termos do acordo automotivo celebrado pelos dois países em 2002, afirmou um representante do governo brasileiro nesta quinta-feira. O Brasil quer que o México corte exportações de veículos para o país em mais de um terço sob ameaça de romper o acordo.

Índice Fed Filadélfia de atividade industrial cresce em março

NOVA YORK, 15 Mar (Reuters) – O ritmo da atividade industrial na região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos melhorou em março, apesar da desaceleração de novos pedidos, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira. O índice de atividade empresarial do Federal Reserve da Filadélfia subiu pelo quinto mês consecutivo para 12,5 ante os 10,2 em fevereiro, superando as expectativas dos economistas, de 12,0.

ANAC adia assinatura das concessões de aeroportos

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) adiou de 4 de maio para 21 de maio a previsão de assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), conforme informação divulgada no site da agência nesta quinta-feira. O adiamento ocorreu porque a Anac teve de abrir prazo para apresentação de argumentos, por parte do consórcio vencedor do leilão de Viracopos, contra os dois recursos que questionaram o resultado do leilão do terminal.

Isolux Infrastructure desiste de oferta inicial de ações

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A Isolux Infrastructure, do grupo espanhol Isolux Corsan, desistiu de realizar sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), segundo informações do website da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Isolux Infrastructure, que transferiu a sede para São Paulo neste ano, opera concessões de rodovias e linhas de transmissão no Brasil.

IGP-10 acelera alta para 0,27% em março–FGV

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,27 por cento em março, após ligeira alta de 0,04 por cento em fevereiro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). No acumulado dos três primeiros meses do ano, o índice teve alta de 0,39 por cento. Em 12 meses até março, a inflação pelo IGP-10 ficou em 3,29 por cento.

Emprego na zona do euro recua; custo trabalhista sobe

BRUXELAS, 15 Mar (Reuters) – O número de pessoas empregadas na zona do euro caiu novamente nos últimos três meses de 2011, enquanto os custos com a hora de trabalho aumentaram, destacando a dificuldade da Europa em promover uma recuperação no mercado de trabalho, a exemplo dos Estados Unidos. O emprego nas 17 nações da zona do euro caiu 0,2 por cento no quarto trimestre na comparação com o terceiro, informou nesta quinta-feira o escritório de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat.

Taxa de desemprego da Grécia atinge novo recorde no 4º trimestre

ATENAS, 15 Mar (Reuters) – A taxa de desemprego da Grécia subiu para um novo recorde trimestral, de 20,7 por cento nos últimos três meses de 2011, refletindo o profundo mal-estar econômico do país, agravado pela austeridade para reparar as finanças públicas e sair de uma crise de dívida. A Grécia garantiu um novo resgate no valor de 130 bilhões de euros de seus parceiros da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta semana, depois de estabelecer mais dolorosos cortes orçamentários. Mas a forte deterioração do mercado de trabalho está alimentando o descontentamento público e prejudicando a confiança dos consumidores.

Marfrig e JSL desistem de acordo de logística

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Marfrig e a JSL anunciaram nesta quinta-feira que não chegaram a um acordo sobre a transferência da gestão das operações logísticas da empresa de alimentos para a transportadora. “As companhias optaram por encerrar as tratativas, continuando, no entanto, a avaliar possíveis parcerias envolvendo, por exemplo, a prestação de serviços de gestão da cadeia logística e a operação de centros de distribuição”, afirmaram as empresas em comunicado conjunto.