Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Setores têxtil e de móveis esperam desoneração até fim do mês

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – Os setores têxtil e de móveis, ambos intensivos de mão de obra, acreditam que até o fim de março o Ministério da Fazenda anunciará a redução da cobrança da contribuição previdenciária para empresas dessas indústrias. Segundo representantes dos dois segmentos, que se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira, a nova alíquota a ser cobrada deverá ficar entre 0,8 e 1 por cento incidente sobre a folha de pagamento das empresas, em substituição ao percentual de 1,5 por cento em vigor no plano Brasil Maior de desoneração.

Pimentel: Brasil e México fecharão acordo bom para ambos

15 Mar (Reuters) – Brasil e México irão fechar um acordo automotivo que seja bom para ambos os países, disse nesta quinta-feira o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Pernambuco, segundo informou sua assessoria de imprensa. Pimentel, que na quarta-feira esteve no México para reuniões sobre o acordo automotivo, afirmou ainda que o acerto contemplará uma cota móvel e flexível de exportações.

Copom sinaliza juros “ligeiramente” acima de 8,75%

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75 por cento ao ano, que vigorou entre julho de 2009 a abril de 2010. “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”, informou o BC na ata da última reunião do Copom realizada em 6 e 7 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Auxílio-desemprego nos EUA volta à mínima em 4 anos

WASHINGTON, 15 Mar (Reuters) – O número de norte-americanos solicitando novos pedidos de auxílio-desemprego voltou para a mínima em quatro anos na semana passada e a atividade manufatureira no nordeste dos Estados Unidos se sustentou em março, fornecendo mais sinais de que a economia do país está num firme e autossustentável caminho de crescimento. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego tiveram queda de 14 mil solicitações, para 351 mil em números sazonalmente ajustados, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Esse resultado levou os pedidos de volta para o menor patamar em quatro anos, atingido em fevereiro.

IGP-10 mostra aceleração dos preços no atacado–FGV

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,27 por cento em março, após ligeira alta de 0,04 por cento em fevereiro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa de março é a mais alta desde novembro, quando ficou em 0,44 por cento. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o índice teve alta de 0,39 por cento. Em 12 meses até março, a inflação pelo IGP-10 ficou em 3,29 por cento, a menor desde abril de 2010.

Braskem aposta em recuperação do cenário a partir do 2º tri

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O primeiro trimestre de 2012 ainda deverá mostrar algumas dificuldades para a Braskem, mas a partir do segundo trimestre a companhia, maior petroquímica das Américas, vê alguma recuperação do cenário econômico, o que irá beneficiá-la. A partir de abril os volumes do setor petroquímico devem mostrar recuperação, afetando, por consequência, o market share da Braskem, segundo o presidente Carlos Fadigas.

Índice Fed Filadélfia de atividade industrial cresce em março

NOVA YORK, 15 Mar (Reuters) – O ritmo da atividade industrial na região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos melhorou em março, apesar da desaceleração de novos pedidos, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira. O índice de atividade empresarial do Federal Reserve da Filadélfia subiu pelo quinto mês consecutivo para 12,5 ante os 10,2 em fevereiro, superando as expectativas dos economistas, de 12,0.

Indústria do aço se alia para cobrar apoio do governo

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – Vários setores da cadeia de aço brasileira se aliaram para cobrar do governo medidas que contenham importações e ajudem a indústria da transformação a melhorar sua competitividade e a enfrentar o que chamam de desindustrialização do país. Entidades nem sempre muito aliadas como Instituto Aço Brasil (IABr), das usinas siderúrgicas, Sindisider (da distribuição de aços planos) e Abimaq (de máquinas e equipamentos) devem se reunir com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na próxima segunda-feira, com uma pauta que inclui também a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

QGEP despenca após resultados de análise na bacia de Santos

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A ação da petrolífera QGEP Participações operava em forte baixa nesta quinta-feira, após a empresa informar que teve lucro líquido consolidado de 23,9 milhões de reais no quarto trimestre e divulgar resultados mais recentes de avaliações no poço Ilha do Macuco, na bacia de Santos. Às 11h47, o papel tinha queda de 17 por cento, a 12,94 reais. A ação não faz parte do Ibovespa tinha baixa de 0,47 por cento.

ANAC adia assinatura das concessões de aeroportos

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) adiou de 4 de maio para 21 de maio a previsão de assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), conforme informação divulgada no site da agência nesta quinta-feira. O adiamento ocorreu porque a Anac teve de abrir prazo para apresentação de argumentos, por parte do consórcio vencedor do leilão de Viracopos, contra os dois recursos que questionaram o resultado do leilão do terminal.