Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Bolsas europeias fecham perto de máximas por dados dos EUA

LONDRES, 15 Mar (Reuters) – As ações europeias fecharam perto das máximas em 33 semanas nesta quinta-feira, com novos sinais de crescimento da economia dos Estados Unidos melhorando o sentimento em relação ao mercado de ações. O FTSE Eurofirst 300, índice das principais ações europeias, fechou em alta de 0,35 por cento, a 1.102,17 pontos depois de atingir seu mais alto patamar desde agosto na sessão anterior.

Pimentel: Brasil e México fecharão acordo bom para ambos

15 Mar (Reuters) – Brasil e México irão fechar um acordo automotivo que seja bom para ambos os países, disse nesta quinta-feira o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Pernambuco, segundo informou sua assessoria de imprensa. Pimentel, que na quarta-feira esteve no México para reuniões sobre o acordo automotivo, afirmou ainda que o acerto contemplará uma cota móvel e flexível de exportações.

Bradesco lidera ranking de reclamações do Procon-SP em 2011

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O Bradesco liderou a lista de empresas que receberam mais reclamações em 2011 junto à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Estado de São Paulo, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. O banco foi seguido pelo grupo de varejo B2W, Itaú Unibanco, LG e TIM. A lista inclui outras 45 empresas.

Dilma reafirma que quem fala sobre juros é o presidente do BC

GOIANIRA, Goiás, 15 Mar (Reuters) – Poucas horas depois da divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a presidente Dilma Rousseff repetiu nesta quinta-feira que no seu governo quem fala sobre juros é o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Em conversa com jornalistas após reunião sobre a ferrovia Norte-Sul, em Goiás, essa foi a única declaração da presidente não relacionada à obra que ela estava visitando.

Setores têxtil e de móveis esperam desoneração até fim do mês

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – Os setores têxtil e de móveis, ambos intensivos de mão de obra, acreditam que até o fim de março o Ministério da Fazenda anunciará a redução da cobrança da contribuição previdenciária para empresas dessas indústrias. Segundo representantes dos dois segmentos, que se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira, a nova alíquota a ser cobrada deverá ficar entre 0,8 e 1 por cento incidente sobre a folha de pagamento das empresas, em substituição ao percentual de 1,5 por cento em vigor no plano Brasil Maior de desoneração.

Copom sinaliza juros “ligeiramente” acima de 8,75%

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75 por cento ao ano, que vigorou entre julho de 2009 a abril de 2010. “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”, informou o BC na ata da última reunião do Copom realizada em 6 e 7 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Arauco prevê recuperação de preços da celulose

SANTIAGO, 15 Mar (Reuters) – A chilena Arauco, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, estimou nesta quinta-feira que o crescimento da demanda fará os preços da matéria-prima se recuperarem da queda do ano passado. “Acreditamos que a tendência de queda parou. A previsão é positiva”, disse o diretor de Finanças da Arauco, José Luis Rosso, em teleconferência.

Argentina ameaça entrar com ação legal por petróleo nas Malvinas

BUENOS AIRES, 15 Mar (Reuters) – A Argentina tomará ações legais contra qualquer companhia envolvida na exploração de petróleo nas ilhas Malvinas, afirmou o chanceler do país, Héctor Timerman, nesta quinta-feira. A exploradora britânica Rockhopper tem buscado um parceiro para investir no projeto de 2 bilhões de dólares Sea Lion. A Borders & Southern e a Falkand Oil & Gas devem perfurar poços ao sul do arquipélago no fim deste ano.

Auxílio-desemprego nos EUA volta à mínima em 4 anos

WASHINGTON, 15 Mar (Reuters) – O número de norte-americanos solicitando novos pedidos de auxílio-desemprego voltou para a mínima em quatro anos na semana passada e a atividade manufatureira no nordeste dos Estados Unidos se sustentou em março, fornecendo mais sinais de que a economia do país está num firme e autossustentável caminho de crescimento. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego tiveram queda de 14 mil solicitações, para 351 mil em números sazonalmente ajustados, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Esse resultado levou os pedidos de volta para o menor patamar em quatro anos, atingido em fevereiro.

IGP-10 mostra aceleração dos preços no atacado–FGV

RIO DE JANEIRO, 15 Mar (Reuters) – O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,27 por cento em março, após ligeira alta de 0,04 por cento em fevereiro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa de março é a mais alta desde novembro, quando ficou em 0,44 por cento. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o índice teve alta de 0,39 por cento. Em 12 meses até março, a inflação pelo IGP-10 ficou em 3,29 por cento, a menor desde abril de 2010.