Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Copom sinaliza juros “ligeiramente” acima de 8,75%

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que pretende levar a Selic para patamares “ligeiramente acima dos mínimos históricos” e estabilizá-la neste nível. O piso já alcançado na taxa básica de juros é de 8,75 por cento ao ano, que vigorou entre julho de 2009 a abril de 2010. “O Copom atribui elevada probabilidade à concretização de um cenário que contempla a taxa Selic se deslocando para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizando”, informou o BC na ata da última reunião do Copom realizada em 6 e 7 de março e divulgada nesta quinta-feira.

Pimentel: Brasil e México fecharão acordo bom para ambos

15 Mar (Reuters) – Brasil e México irão fechar um acordo automotivo que seja bom para ambos os países, disse nesta quinta-feira o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Pernambuco, segundo informou sua assessoria de imprensa. Pimentel, que na quarta-feira esteve no México para reuniões sobre o acordo automotivo, afirmou ainda que o acerto contemplará uma cota móvel e flexível de exportações.

Bradesco lidera ranking de reclamações do Procon-SP em 2011

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – O Bradesco liderou a lista de empresas que receberam mais reclamações em 2011 junto à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Estado de São Paulo, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. O banco foi seguido pelo grupo de varejo B2W, Itaú Unibanco, LG e TIM. A lista inclui outras 45 empresas.

Dilma reafirma que quem fala sobre juros é o presidente do BC

GOIANIRA, Goiás, 15 Mar (Reuters) – Poucas horas depois da divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a presidente Dilma Rousseff repetiu nesta quinta-feira que no seu governo quem fala sobre juros é o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Em conversa com jornalistas após reunião sobre a ferrovia Norte-Sul, em Goiás, essa foi a única declaração da presidente não relacionada à obra que ela estava visitando.

Bolsas europeias fecham perto de máximas por dados dos EUA

LONDRES, 15 Mar (Reuters) – As ações europeias fecharam perto das máximas em 33 semanas nesta quinta-feira, com novos sinais de crescimento da economia dos Estados Unidos melhorando o sentimento em relação ao mercado de ações. O FTSE Eurofirst 300, índice das principais ações europeias, fechou em alta de 0,35 por cento, a 1.102,17 pontos depois de atingir seu mais alto patamar desde agosto na sessão anterior.

Henrique Meirelles entrará no Conselho de Administração da Azul

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) – A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira a entrada do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no Conselho de Administração da companhia. Meirelles assumirá o cargo ainda em março e participará trimestralmente das reuniões do Conselho, segundo comunicado divulgado pela empresa, que ocupa a terceira posição em participação no mercado aéreo brasileiro, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

JPMorgan instrui funcionários sobre polêmica no Goldman Sachs

LONDRES/HONG KONG, 15 Mar (Reuters) – O banco de investimento JPMorgan, em uma tentativa de proteger a reputação de Wall Street, pediu aos seus funcionários que não se valessem do escândalo no Goldman Sachs, após a publicação no The New York Times de uma virulenta carta de renúncia. O executivo Greg Smith, que trabalhou com ações de derivativos, colocou o setor bancário no olho do furacão na quarta-feira com uma carta aberta na columa de opinião em que chamou o Goldman Sachs de um lugar “tóxico e destrutivo” onde os diretores se referem abertamente aos clientes como fantoches.

Setores têxtil e de móveis esperam desoneração até fim do mês

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) – Os setores têxtil e de móveis, ambos intensivos de mão de obra, acreditam que até o fim de março o Ministério da Fazenda anunciará a redução da cobrança da contribuição previdenciária para empresas dessas indústrias. Segundo representantes dos dois segmentos, que se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira, a nova alíquota a ser cobrada deverá ficar entre 0,8 e 1 por cento incidente sobre a folha de pagamento das empresas, em substituição ao percentual de 1,5 por cento em vigor no plano Brasil Maior de desoneração.

Arauco prevê recuperação de preços da celulose

SANTIAGO, 15 Mar (Reuters) – A chilena Arauco, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, estimou nesta quinta-feira que o crescimento da demanda fará os preços da matéria-prima se recuperarem da queda do ano passado. “Acreditamos que a tendência de queda parou. A previsão é positiva”, disse o diretor de Finanças da Arauco, José Luis Rosso, em teleconferência.

Argentina ameaça entrar com ação legal por petróleo nas Malvinas

BUENOS AIRES, 15 Mar (Reuters) – A Argentina tomará ações legais contra qualquer companhia envolvida na exploração de petróleo nas ilhas Malvinas, afirmou o chanceler do país, Héctor Timerman, nesta quinta-feira. A exploradora britânica Rockhopper tem buscado um parceiro para investir no projeto de 2 bilhões de dólares Sea Lion. A Borders & Southern e a Falkand Oil & Gas devem perfurar poços ao sul do arquipélago no fim deste ano.