Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Negócios Summary

Por Da Redação 22 mar 2012, 15h25

Mantega: manteremos intervenção no câmbio e queda de juros

BRASÍLIA, 22 Mar (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o governo continuará fazendo políticas de intervenção no câmbio e tomará medidas para reduzir os custos financeiros, além de manter a política de redução de juros. O ministro ainda afirmou que um dos maiores desafios é o câmbio, pois coloca os produtos brasileiros em condição de inferioridade no mercado. Mantega considera que o país tem mercado consumidor, mas vem perdendo terreno para os produtos importados.

Consumidor adotará cautela com gastos em 2012–pesquisa

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) – O consumidor brasileiro deve adotar uma postura mais cautelosa este ano, em relação a 2011, apesar do cenário de aumento de renda e desemprego em baixa recorde, mostrou pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Cetelem BGN, braço financeiro do grupo francês BNP Paribas. “A população não parou de gastar, mas está gastando com mais cuidado”, disse a jornalistas o vice-presidente da Cetelem, Miltonleise Carreiro Filho. “Este ano não devemos ter o mesmo nível de gasto de 2011, mas não será uma redução drástica”.

Ações europeias caem após dados de China e zona do euro

LONDRES, 22 Mar (Reuters) – As bolsas europeias registraram nesta quinta-feira a mais longa série de perdas em quatro meses, arrastadas por papéis de mineradoras após a divulgação de dados fracos do índice gerencial de compra (PMI, na sigla em inglês) da China e da zona do euro. O índice FTSEurofirst, que reúne as principais ações europeias, encerrou o dia com queda de 1,12 por cento, a 1.079,26 pontos.

IPCA-15 desacelera em março com educação–IBGE

RIO DE JANEIRO, 22 Mar (Reuters) – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -considerado uma prévia da ganho de 0,38 por cento em março, segundo a mediana das previsões de 17 analistas, cujas estimativas variaram entre alta inflação oficial- subiu 0,25 por cento em março, mostrando uma forte desaceleração ante a alta de 0,53 por cento registrada em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. O resultado deste mês é o melhor para março desde 2009 -auge da crise internacional, quando teve alta de 0,11 por cento- e veio bem abaixo das expectativas do mercado. Economistas consultados pela Reuters previam de 0,32 por cento e de 0,43 por cento.

JBS prevê investir R$1bi no ano, leve baixa ante 2011

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) – Os investimentos do grupo JBS, maior produtor de carne bovina do mundo, deverão ficar entre 900 milhões e 1 bilhão de reais em 2012, ligeiramente abaixo dos gastos de 2011. Os dispêndios em bens, indústria e equipamentos do JBS atingiram 1,17 bilhão de reais no ano passado, montante inferior aos 1,4 bilhão de reais que a companhia havia inicialmente previsto investir em 2011.

Continua após a publicidade

Wilmar vê excedente mundial de açúcar até 2013/14

CINGAPURA, 22 Mar (Reuters) – O superávit do mercado mundial de açúcar deverá continuar pelo menos até 2013/14, avaliou a trading de commodities agrícolas Wilmar International, nesta quinta-feira, sinalizando uma provável queda dos preços. “Se entramos neste tipo de ciclo de grande excedente, o preço de mercado de açúcar terá que chegar a um ponto onde a produção será reduzida”, disse o diretor-geral da Wilmar, Jean-Luc Bohbot, em entrevista à Reuters.

Argentina prevê safra de soja 2011/12 em 44 mi t

BUENOS AIRES, 22 Mar (Reuters) – A produção de soja da Argentina foi estimada em 44 milhões de toneladas na temporada 2011/12, ante o intervalo de 43,5 e 45 milhões de toneladas previstas em fevereiro, informou nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura, em seu novo relatório mensal. A falta de chuvas entre dezembro e janeiro na Argentina, principal fornecedor global de óleo e farinha de soja, afetou a produtividade da safra e levou à redução da área semeada com a oleaginosa, que o governo calcula agora em 18,6 milhões de hectares, ante os 18,8 milhões de hectares previstos anteriormente.

ANÁLISE-Clima quente faz produtores dos EUA anteciparem plantio

CHICAGO, 22 Mar (Reuters) – Ethan Cox está semeando milho em sua fazenda de 5 mil hectares, em Illinois, mais cedo que o normal este ano, apostando que o prêmio que pode coletar pela entrega da safra precoce vale a pena o risco de danificar geada, de final de primavera no hemisfério norte. Atraído para o campo neste mês de março, que de longe é o mais quente desde que os registros começaram em 1871, Cox está trabalhando ao lado de dezenas de agricultores em todo o Meio-Oeste, que começaram a semear o que pode vir a ser uma safra recorde semanas antes do normal, de acordo com agrônomos, gerentes de fazendas e analistas que acompanham de perto a atividade agrícola.

Desemprego no Brasil sobe a 5,7% em fevereiro–IBGE

RIO DE JANEIRO, 22 Mar (Reuters) – O desemprego brasileiro subiu para 5,7 por cento em fevereiro, ante 5,5 por cento em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Apesar da elevação, a taxa é a menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002, mostrando que o mercado de trabalho brasileiro continua robusto. O resultado do mês passado veio ainda abaixo das expectativas do mercado. Pesquisa da Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de 19 analistas consultados, a taxa em fevereiro seria de 5,9 por cento. As estimativas variaram de 5,7 a 6,2 por cento.

Importações chinesas de soja devem subir 33% em março-ministério

PEQUIM, 22 Mar (Reuters) – A China, maior comprador de soja do mundo, deverá importar 5,1 milhões de toneladas da oleaginosa em março, um aumento de 33 por cento ante fevereiro, segundo estimativas do Ministério do Comércio, enquanto processadoras aceleram as importações e fábricas de rações impulsionam as compras de farelo de soja. As importações chinesas de soja no primeiro semestre deste ano podem aumentar 25 por cento contra o ano anterior, impulsionadas pela forte demanda de produtores de ração animal, disse um órgão de pesquisa em relatório na quarta-feira.

Continua após a publicidade

Publicidade