Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Ações europeias fecham em alta e encerram pior semana do ano

LONDRES, 23 Mar (Reuters) – As bolsas europeias se recuperaram e fecharam em alta nesta sexta-feira, mostrando-se prontas para mais um período de consolidação após dados fracos terem levado o mais importante índice de referência local à pior semana do ano. O FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, fechou praticamente estável, a 1.079 pontos.

BC prevê déficit em transações de US$ 4,5 bi em março

BRASÍLIA, 23 Mar (Reuters) – O déficit em transações correntes deve chegar a 4,5 bilhões de dólares em março, segundo as projeções do Banco Central, informou o chefe do departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, nesta sexta-feira. Para o ano, a estimativa é de um déficit de 68 bilhões de doláres, ante previsão anterior de 65 bilhões de dólares. A autoridade monetária prevê ainda que os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) ficarão em 4 bilhões de dólares neste mês, segundo a projeção do BC. Até o dia 21 de março, o IED já estava em 3,1 bilhões de dólares, disse Maciel.

Taxa de câmbio ainda está apreciada, diz Barbosa

SÃO PAULO, 23 Mar (Reuters) – A atual taxa de câmbio brasileira ainda está apreciada, em função de uma elevada taxa de juros no Brasil, do cenário externo, do aumento recente dos preços de commodities e de uma menor fragilidade financeira no país, avaliou nesta sexta-feira o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo ele, o patamar atual do dólar, em torno de 1,80 real, reflete medidas recentes adotadas pelo governo, mas o real ainda está valorizado.

Colômbia quer dobrar produção de etanol até 2014

BOGOTÁ, 23 Mar (Reuters) – A produção de etanol da Colômbia está no caminho para quase dobrar até 2014, enquanto o país busca atender a crescente demanda doméstica de combustível, limitando as importações de energia cara, disse o presidente da associação de biocombustíveis da Colômbia em entrevista. O país andino tem estimulado projetos de etanol para reduzir sua conta de importação, enquanto cria empregos nas áreas rurais

Agência internacional não vê falta de oferta de petróleo

NOVA DÉLHI, 23 Mar (Reuters) – A Agência Internacional de Energia (AIE) disse na sexta-feira não acreditar que haveria qualquer interrupção à oferta global de petróleo com a Arábia Saudita e outros produtores do Golfo colocando mais petróleo no mercado. Os preços de petróleo Brent aumentaram 15 por cento desde o início do ano, chegando a mais de 123 dólares por barril em meio à preocupação de que muito dos 2,5 milhões de barris por dia exportados pelo Irã serão retirados do mercado por causa das sanções dos EUA, que visam punir o Irã por seu programa nuclear.

Exportações de petróleo do Irã registram queda em março–fontes

LONDRES, 23 Mar (Reuters) – As exportações de petróleo iranianas diminuíram significativamente em março, disseram fontes da indústria nesta sexta-feira, enquanto alguns compradores pararam ou reduziram as compras em meio ao aperto das sanções do Ocidente, destinadas a retardar o programa nuclear de Teerã. As exportações de petróleo do Irã parecem ter perdido neste mês cerca de 300 mil barris por dia (bpd), ou 14 por cento, na primeira queda considerável nos embarques este ano, de acordo com estimativas da consultoria Petrologistics e de uma companhia de petróleo europeia.

Índia pode liberar nova exportação de 1 mi t de açúcar

NOVA DHÉLI, 23 Mar (Reuters) – Ministros indianos podem permitir novas exportações de um milhão de toneladas de açúcar quando se reunirem, em 26 de março, disseram traders e uma fonte do governo, logo antes da entrada do maior produtor mundial, o Brasil, no mercado, no próximo mês, quando os preços globais podem tombar. A Índia, maior consumidor global e segundo maior produtor de açúcar, já permitiu 2 milhões de toneladas de exportação até agora na temporada, que começou em 1o de outubro.

BRF: custos vão ficar altos; cenário externo difícil

23 Mar (Reuters) – A Brasil Foods, maior produtora de carne suína e de aves do Brasil, avalia que os custos dos seus principais insumos, o milho e a soja, deverão se manter em patamares elevados durante 2012. Ao mesmo tempo, a maior exportadora de aves do mundo considera que o cenário externo será mais difícil no primeiro semestre de 2012, em meio à crise internacional e com estoques relativamente elevados em alguns países importadores.

Magazine Luiza prevê diluição de despesas no ano

SÃO PAULO, 23 Mar (Reuters) – Impactada pelo aumento de 44 por cento em despesas operacionais decorrentes de investimentos em aquisição e integração de redes, que levou a um prejuízo líquido de 16,9 milhões de reais no quarto trimestre, a rede Magazine Luiza estima uma diluição nessa linha do balanço ao longo deste ano. No ano passado, a varejista comprou a Lojas do Baú, do grupo Sílvio Santos, em junho, e acelerou a integração da nordestina Lojas Maia, adquirida em julho de 2010, além de ter destinado recursos à área de logística.

Telebras assina com Angola acordo para cabo submarino

BRASÍLIA, 23 Mar (Reuters) – A Telebras e a Angola Cables assinaram nesta sexta-feira parceria para a construção conjunta de um cabo óptico submarino de 6 mil quilômetros entre Brasil e Angola. Segundo a Telebras, o cabo deverá ser lançado até o primeiro semestre de 2014 e ligará Fortaleza (CE) a Luanda, capital angolana.