Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Negócios Summary

Por Da Redação - 9 abr 2012, 15h01

Dilma reclama a Obama sobre política monetária expansionista

WASHINGTON, 9 Abr (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que expressou preocupações durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o impacto da política monetária expansionista de países ricos sobre países em desenvolvimento como o Brasil. Dilma falou após encontro com Obama no Salão Oval da Casa Branca. A presidente já havia criticado anteriormente os Estados Unidos e países europeus por um “tsunami monetário” que causou fluxo de liquidez para o Brasil, valorizando o real e diminuindo a competitividade das exportações do país.

Mercado reduz previsão de inflação em 2012 para 5,06%

SÃO PAULO, 9 Abr (Reuters) – O mercado financeiro reduziu suas previsões para a inflação deste ano, mostrou o relatório Focus do Banco Central nesta segunda-feira. O mercado estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 5,06 por cento, ante 5,27 por cento no relatório da semana passada. A meta oficial de inflação é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

IGP-DI sobe 0,56% em março com preços de alimentos

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO, 9 Abr (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta para 0,56 por cento em março, o maior resultado desde setembro passado e depois de ter ficado praticamente estável em fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. O movimento veio dos preços dos alimentos, que subiram tanto no atacado como no varejo. Em 12 meses, o índice acumulou alta de 3,32 por cento, ante 3,38 por cento nos 12 meses até fevereiro.

Caixa segue Banco do Brasil e corta juros

SÃO PAULO, 9 Abr (Reuters) – A Caixa anunciou nesta segunda-feira redução de juros em uma série de linhas de financiamento, seguindo medida adotada pelo Banco do Brasil na semana passada, em um esforço do governo para baixar o spread bancário. “Essa decisão foi pensada; não é uma canetada como alguns acham”, disse presidente da Caixa, Jorge Hereda, a jornalistas, negando que os cortes sejam resultado de ingerência política do governo na instituição.

Publicidade

Atividade manufatureira do Meio-Oeste dos EUA sobe em fevereiro

CHICAGO, 9 Abr (Reuters) – Um indicador da atividade manufatureira da região central dos Estados Unidos subiu em fevereiro em relação a janeiro, segundo dados do Federal Reserve de Chicago. O índice de produção industrial do Fed de Chicago subiu para 91,7 em fevereiro, frente aos 90,8 registrados no mês anterior.

Inflação chinesa mantém viés de ações pró-crescimento

PEQUIM, 9 Abr (Reuters) – A taxa de inflação anual da China subiu mais do que o esperado em março, para 3,6 por cento, na medida em que os preços dos alimentos continuaram voláteis, mas economistas acreditam que as pressões de preços vão se amenizar no restante do ano, dando a Pequim a flexibilidade para afrouxar a política monetária a fim de apoiar o crescimento. As expectativas de que um esfriamento da economia tenha eclipsado a inflação como maior preocupação do governo no curto prazo foram reforçadas por preços ao produtor surpreendentemente suaves, com queda de 0,3 por cento em relação a um ano antes, levantando preocupações de que isso indicou enfraquecimento da demanda.

Publicidade

Espanha estuda taxar ricos no sistema de saúde–ministro

MADRI, 9 Abr (Reuters) – A Espanha estuda cobrar a assistência médica dos ricos enquanto reforma seu sistema de saúde pública, que tem elevada reputação mas está profundamente endividado, disse nesta segunda-feira o ministro da Economia do país, Luis de Guindos, em meio ao desafio espanhol para mostrar que pode controlar gastos. Em uma série de entrevistas para a mídia internacional na semana passada, De Guindos destacou o compromisso da endividada Espanha em fazer reformas, já que a quarta maior economia da zona do euro tenta convencer os mercados de que pode evitar um resgate que a região pode não ser capaz de bancar.

Facebook comprará Instagram por US$1 bilhão

SÃO FRANCISCO, 9 Abr (Reuters) – O Facebook pagará 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações pelo aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, fazendo sua maior aquisição meses antes de abrir capital. O negócio deve ser fechado no fim deste trimestre, e, como parte do negócio, o Facebook levará toda a equipe do Instagram.

Publicidade

ANTF vê aumento de 9,9% na carga de ferrovias em 2012

BRASÍLIA, 9 Abr (Reuters) – As ferrovias de cargas concedidas no Brasil deverão transportar cerca de 522 milhões de toneladas úteis (TUs) em 2012, um aumento de cerca de 9,9 por cento em relação às 475,1 milhões de TUs transportadas em 2011, informou nesta segunda-feira a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Os investimentos das concessionárias deverão somar 5,3 bilhões de reais neste ano, aumento de 15,2 por cento ante os 4,6 bilhões de reais investidos pelas empresas no ano passado.

Toyota adota novos métodos desenvolvimento de veículos

(Reuters) – A Toyota Motor revelou nesta segunda-feira uma nova estrutura para desenvolver veículos, com o objetivo de dar maior apelo aos carros e cortar os custos em até 30 por cento por meio do uso de mais peças em comum. Pelo novo modelo de trabalho, chamado de Toyota New Global Architecture (TNGA), a Toyota, desenvolverá vários modelos ao mesmo tempo para aumentar o número de peças em comum. Isso ajudará a reduzir os custos e a liberar recursos que podem ser direcionados para várias necessidades regionais, segundo a montadora.

Publicidade