Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Representante da UE se diz otimista com a Grécia

FRANKFURT, 24 Mar (Reuters) – A Grécia está melhorando a forma de monitorar suas finanças, disse um representante da uma força-tarefa da Comissão Europeia, que acrescentou, porém, que o sistema bancário grego continua em dificuldades. “Estou otimista como nunca antes”, declarou Horst Reichenbach, a um jornal austríaco, em texto publicado neste sábado. Reichenbach lidera a força-tarefa da Comissão Europeia que ajuda na reconstrução da economia grega.

Sindicato italiano ameaça greves contra reforma trabalhista

CERNOBBIO, 24 Mar (Reuters) – O maior sindicato de trabalhadores da Itália ameaçou neste sábado uma onda de greves para protestar contra planos de abrir o mercado de trabalho que o governo diz que vai incentivar o investimento. O plano tornaria mais fácil para as empresas contratarem e demitirem. Depois de buscar apoio da oposição e dos sindicatos e aliados de centro-esquerda, o governo tecnocrata na sexta-feira decidiu levá-lo ao parlamento, num processo que poderia demorar vários meses, em vez de passá-los por decreto.

Brasil diz que não definiu apoio a candidato para Banco Mundial

BRASÍLIA, 23 Mar (Reuters) – O Ministério da Fazenda informou nesta sexta-feira que o Brasil ainda não definiu apoio a um candidato para a presidência do Banco Mundial, embora estivesse no grupo que indicou o ex-ministro das Finanças da Colômbia José Antonio Ocampo. “O Brasil não tem definido o seu apoio a um candidato, ainda tem que avaliar os nomes que foram colocados”, disse um porta-voz do ministério à Reuters.

Espanha deve aumentar preço de energia, cortar subsídios-jornais

MADRI, 24 Mar (Reuters) – O governo espanhol de centro-direita pode decretar na próxima sexta-feira um aumento das taxas de energia elétrica de até 7 por cento para os consumidores e reduzir os subsídios aos distribuidores de energia em 10 por cento, afirmaram vários jornais neste sábado. No entanto, fontes do governo disseram à Reuters que não houve decisão ainda sobre o conteúdo exato ou o momento das reformas do setor de energia pendentes. O corte nos subsídios aos distribuidores poderia reduzir o crescente déficit da Espanha em cerca de 500 milhões de euros por ano, segundo relatos da mídia local.

Justiça suspende redução de tarifas da Oi, diz Anatel

BRASÍLIA/RIO DE JANEIRO, 23 Mar (Reuters) – A Telemar Norte Leste, empresa da Oi, obteve decisão judicial que suspende redução líquida de 10,78 por cento sobre os valores pagos pelos usuários nas chamadas fixo-móvel, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em comunicado. A Anatel disse que recorreu da decisão e que aguarda novo posicionamento da Justiça. O recurso foi apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sabesp fecha 2011 com lucro de R$1,22 bilhão

RIO DE JANEIRO, 23 Mar (Reuters) – A Sabesp registrou lucro líquido de 493 milhões de reais no quarto trimestre de 2011, queda de 14,2 por cento ante os 574,9 milhões de reais totalizados no mesmo período do ano passado. No ano, o lucro líquido da empresa de abastecimento de água e saneamento do Estado de São Paulo ficou em 1,22 bilhão de reais em 2011, reduzindo em 25 por cento o valor em comparação com o montante de 1,63 bilhão de reais apurado em 2010.

Economia mundial ainda em crise, diz Trichet

WASHINGTON, 24 Mar (Reuters) – O sistema financeiro global ainda não emergiu totalmente da sequência de crises dos últimos anos, disse o ex-presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, neste sábado. “Para mim, ainda estamos em crise”, disse Trichet numa conferência política patrocinada pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. “Não é o privilégio da Europa ainda ter uma crise.”

Juiz avalia mudança de caso Chevron para o Rio

23 Mar (Reuters) – Um juiz em Campos dos Goytacazes (RJ) pode transferir as acusações contra a Chevron e a Transocean para o Rio de Janeiro, o que tiraria do caso o procurador Eduardo Santos de Oliveira, que apresentou a denúncia. Oliveira disse à Reuters nesta sexta-feira que está sendo avaliada uma revisão na jurisdição, o que poderia adiar um possível indiciamento contra as empresas e seus funcionários por semanas.

SEC exige que Wells Fargo cumpra intimações sobre documentos

23 Mar (Reuters) – Reguladores do mercado de capitais norte-americano acusaram o Wells Fargo nesta sexta-feira de deixar de fornecer documentos relacionados à uma investigação sobre a venda de 60 bilhões de dólares pelo banco em títulos lastreados em hipotecas durante a crise financeira. Um arquivo da Securities and Exchange Commission (SEC) na corte federal da Califórnia força o banco a disponibilizar os documentos. A SEC disse ter emitido diversas intimações à instituição financeira desde setembro de 2011.

Funcionários da Celpa esperam decisão sobre pagamento em breve

SÃO PAULO, 23 Mar (Reuters) – O sindicato que reúne os trabalhadores da distribuidora paraense Celpa, do Grupo Rede Energia, espera uma decisão sobre o pagamento das parcelas do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) pela empresa na semana que vem. “Acreditamos que na semana que vem isso possa se resolver”, disse o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Ronaldo Romeiro, à Reuters.