Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Negócios Summary

Por Da Redação 30 mar 2012, 08h14

Zona do euro define proteção de 800 bi euros, diz Áustria

COPENHAGUE, 30 Mar (Reuters) – Os ministros das Finanças da zona do euro concordaram em ampliar a barreira de proteção monetária do bloco para um total de 800 bilhões de euros, afirmou nesta sexta-feira a ministra das Finanças da Áustria, Maria Fekter. O volume abrangeria 500 bilhões de euros em dinheiro novo através do fundo de resgate permanente, o Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (ESM, na sigla em inglês), 200 bilhões já comprometidos sob o atual Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês), 53 bilhões de euros em empréstimos bilaterais e 49 bilhões de euros em ajuda remanescente da primeira resposta do bloco à crise (EFSM), disse Fekter a repórteres.

Oi tem lucro líquido de R$141 mi no 4o trimestre

RIO DE JANEIRO, 30 Mar (Reuters) – A Oi teve um lucro líquido consolidado de 141 milhões de reais no quarto trimestre, ante 705 milhões de reais obtidos no mesmo período de 2010. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) consolidado foi de 524 milhões de reais no período, em comparação com 829 milhões registrados um ano antes. A margem Ebitda caiu de 33,1 por cento para 23,4 por cento.

Inflação da zona do euro tem leve recuo em março

BRUXELAS, 30 Mar (Reuters) – A inflação ao consumidor na zona do euro teve leve recuo em março, ainda que menos do que o esperado, uma vez que a alta dos preços do petróleo complicou a tarefa do Banco Central Europeu de estabilizar a inflação enquanto retoma o crescimento. Os preços ao consumidor nos 17 países que usam o euro como moeda avançaram 2,6 por cento em março na comparação anual, ante 2,7 por cento em fevereiro, informou o escritório de estatísticas da União Europeia Eurostat nesta sexta-feira. O dado de março ficou acima dos 2,5 por cento previstos por economistas em uma pesquisa da Reuters.

Inflação ao consumidor da Itália bate recorde mensal em março

ROMA, 30 Mar (Reuters) – O índice de preços ao consumidor italiano, padronizado com a União Europeia, subiu 2,5 por cento em março ante fevereiro, com a taxa de inflação anual se acelerando fortemente para 3,8 por cento, de 3,4 por cento em fevereiro, mostraram dados preliminares nesta sexta-feira. A taxa anual foi a maior desde outubro do ano passado, enquanto o aumento mensal foi o mais acentuado da série histórica, que começou em janeiro de 2001.

Lucro da Portugal Telecom cai 31% no 4o trimestre, Oi pressiona

LISBOA, 30 Mar (Reuters) – A Portugal Telecom divulgou nesta sexta-feira queda de 31 por cento no lucro do quarto trimestre, pressionada por aumento de custos financeiros associados à consolidação da Oi e contração de receitas no mercado doméstico. A companhia teve lucro de 37,6 milhões de euros (49,9 milhões de dólares) nos três últimos meses de 2011, ante 54,4 milhões de euros um ano antes. Analistas consultados pela Reuters esperavam resultado de 47 milhões de euros para o período.

Continua após a publicidade

Vendas no varejo alemão caem inesperadamente em fevereiro

BERLIM, 30 Mar (Reuters) – As vendas no varejo da Alemanha caíram inesperadamente em fevereiro, recuando 1,1 por cento em base mensal e em termos reais, minando as esperanças de que o consumo privado vá sustentar a maior economia da Europa no primeiro trimestre. O indicador reconhecidamente volátil caiu em quatro dos últimos cinco meses, contrastando com as expectativas de que o varejo se mantivesse bem à luz do robusto mercado de trabalho. Economistas consultados pela Reuters tinham previsto que as vendas no varejo aumentassem 1,2 por cento no mês.

Lucro da Tempo Participações cresce 38% no 4o tri

RIO DE JANEIRO, 30 Mar (Reuters) – A administradora de planos de saúde e assistência Tempo Participações anunciou nesta sexta-feira que teve lucro líquido de 11,4 milhões de reais no quarto trimestre, salto de 38,3 por cento em relação a um ano antes. No ano passado como um todo, a companhia obteve ganhos de 32,1 milhões de reais, crescimento de 12,5 por cento sobre 2010. Com base neste resultado, a empresa informou ainda que vai propor a distribuição de 75 milhões de reais aos acionistas.

Bolsas da Ásia fecham trimestre em alta com foco na Europa

TÓQUIO, 30 Mar (Reuters) – As ações asiáticas firmaram-se e fecharam o melhor primeiro trimestre em mais de 20 anos nesta sexta-feira, regressando para um novo ano de rali antes de uma reunião que pode impulsionar os recursos para resgate na zona do euro. O índice MSCI para a região Ásia-Pacífico com exceção do Japão ganhava 0,54 por cento às 8h (horário de Brasília), operando em território positivo após um declínio de dois dias, mas ainda abaixo da máxima em uma semana registrada dias atrás.

Crédito da Caixa sobe 39,5% em 12 meses até fevereiro

SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) – A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira que sua carteira de crédito cresceu 39,5 por cento nos 12 meses encerrado em fevereiro, para 260 bilhões de reais. O número representa um crescimento de 22,2 pontos percentuais acima do mercado, que registrou aumento de 17,3 por cento no mesmo período, segundo dados divulgados pelo Banco Central e mencionados pelo banco federal em nota.

Confiança do consumidor britânico recua em março

LONDRES, 29 Mar (Reuters) – A confiança do consumidor britânico caiu de forma inesperada em março para o menor nível em três meses, com a população cada vez mais preocupada com as perspectivas para suas finanças e para a economia como um todo. O índice de confiança medido pelo grupo de pesquisa GfK NOP recuou para -31 em março, depois de registrar -29 em fevereiro, atingindo o valor mais baixo desde dezembro e contrariando expectativas que apontavam para uma melhora para -28.

Continua após a publicidade

Publicidade