Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Resistência a medidas de austeridade começa a agitar Europa

ROMA/MADRI (Reuters) – A maioria da população no sul da Europa vem se mantendo surpreendentemente calma até agora diante dos cortes mais dolorosos em orçamentos governamentais de que se tem memória, mas estão aumentando os sinais de que a paciência pode acabar em breve. Uma inesperada greve geral na Espanha, na quinta-feira, e a crescente oposição ao primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, são alguns dos indícios de que a resistência está ganhando força em uma região que é o centro das preocupações sobre a retomada da crise da dívida na zona do euro.

Consultoria corta previsão de produção de cana do Centro-Sul

SÃO PAULO (Reuters) – A consultoria Archer Consulting reduziu sua estimativa para a colheita de cana-de-açúcar do Brasil entre 2012-2013 na importante região do Centro-Sul, cortando a expectativa de produção de cana para 512 milhões de toneladas ante 521 milhões previstas anteriormente. A consultoria reduziu sua estimativa de produção de açúcar de 32,56 milhões de toneladas, divulgada no início de março, para 32,47 milhões. Já a produção de etanol esperada foi revista de 22,29 bilhões de litros para 21,4 bilhões.

Província argentina vai tirar áreas de petrolífera YPF

BUENOS AIRES (Reuters) – A principal província produtora de petróleo da Argentina vai retirar áreas importantes da petrolífera YPF por não realizar investimentos necessários para frear a caída de produção, dias depois que a empresa recorreu à Justiça para reaver concessões revertidas anteriormente. O governador da província, Martín Buzzi, fez o anúncio no sábado, enquanto o governo da presidente peronista Cristina Fernández Kirchner mantém um duro enfrentamento contra a maior petrolífera do país, controlada pelo grupo espanhol Repsol.

Busca alemã de taxar operações financeiras tem recepção fraca

BRUXELAS, 31 Mar (Reuters) – As tentativas alemãs de conquistar apoio para um controverso imposto sobre transações financeiras na Europa recebeu uma resposta fraca neste sábado, frente à oposição de alguns governos ao tributo. Berlim tem lutado para conquistar apoio para a taxa sobre compra e vendas de ações, títulos e derivativos. Em uma reunião de ministros das finanças da União Europeia, o país fez uma última tentativa para retomar a possibilidade deste plano, oferecendo limitá-lo inicialmente ao mercado acionário.

Metas de déficit continuam sendo enorme desafio para Espanha

MADRI, 31 Mar (Reuters) – A Espanha continuará tendo problemas para alcançar sua meta de déficit neste ano apesar dos enormes cortes anunciados no orçamento, pelos quais deve continuar se esforçando para cumprir o objetivo de 2013, um grande desafio enquanto a economia entra em recessão, segundo analistas e a mídia. A quarta economia da zona do euro tem sido o centro das atenções do mercado de dívida desde que começou a crise da zona do euro, em meio a temores de um resgate ao estilo grego, caso a baixa confiança dos investidores empurre os custos de empréstimos a níveis insustentáveis.

Primeiro-ministro italiano busca investimento chinês

PEQUIM, 31 Mar (Reuters) – O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, pediu à China neste sábado que aumente os investimentos na Itália e tentou reassegurar Pequim que a crise da dívida na zona do euro estava próxima de uma solução, e que as duras reformas econômicas de seu governo estavam funcionando. Após encontro com autoridades, incluindo o premiê chinês, Wen Jiabao, e com o chefe da Corporação de Investimentos da China, Lou Jiwei, Monti disse que existe grande interesse na maior cooperação, mas que ainda não há medidas concretas para anunciar.

Argentina decide controlar petrolífera YPF, diz jornal

BUENOS AIRES, 31 Mar (Reuters) – O governo da Argentina decidiu assumir o controle da companhia líder de energia YPF e está analisando se a renacionaliza ou intervém na administação, noticiou um jornal neste sábado. A YPF é controlada pela espanhola Repsol e sofre grande pressão do governo de centro-esquerda para aumentar a produção e assim diminuir as crescentes importações de combustível, que estão corroendo o superávit da balança comercial do país.

GP Investimentos fecha 4o tri com lucro líquido de US$29,6 mi

SÃO PAULO, 31 Mar (Reuters) – A gestora de fundos de private equity GP Investimentos informou ter fechado o quarto trimestre de 2011 com lucro líquido de 29,6 milhões de dólares, em comparação com 50,7 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. Em comunicado, a empresa afirmou que as receitas do quarto trimestre de 2011 totalizaram 43,1 milhões de dólares, devido, principalmente, à variação positiva no valor das companhias do portfólio da GP Investimentos.

GM terá alto custo para fechar fábrica em Bochum–líder sindical

BOCHUM, Alemanha 31 Mar (Reuters) – Líderes trabalhistas da montadora de carros europeia Opel alertaram a matriz General Motors que fechar uma de suas mais antigas fábricas na Alemanha seria muito custoso e prejudicaria a imagem da companhia. “Isso custará bilhões à GM”, afirmou Rainer Einenkel, chefe do conselho de trabalhadores da fábrica de Bochum em uma coletiva de imprensa neste sábado, após um encontro na prefeitura da cidade.

EUA e UE criticam na OMC restrições comerciais argentinas

SÃO PAULO, 30 Mar (Reuters) – A Argentina sofreu fortes críticas na sexta-feira na Organização Mundial do Comércio, onde os Estados Unidos, a União Europeia, o Japão e dez outros países acusaram-na de adotar regras burocráticas para tentar impedir importações. O governo argentino de centro-esquerda tem adotado diversas restrições a importações nos últimos anos – algumas heterodoxas -, na tentativa de blindar a indústria local e proteger seu superávit econômico, que em 2011 encolheu 11 por cento, ficando em 10,4 bilhões de dólares.