Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Dólar tem leve alta de 0,05% à espera de atuação do BC

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – O estado de alerta contínuo do mercado sobre os leilões de dólares do Banco Central e de que o governo possa tomar mais medidas cambiais ajudou o dólar a fechar quase estável ante o real nesta quarta-feira, depois ter ficado a maior parte do dia em leve alta devido ao cenário externo conturbado. A moeda norte-americana teve pequeno ganho de 0,05 por cento, cotada a 1,8281 real.

BB corta juros e derruba ações dos bancos

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – O Banco do Brasil deu partida nesta quarta-feira à esperada ofensiva do governo para tentar reduzir os spreads bancários, reduzindo fortemente os juros de diversas linhas para empresas médias e para pessoas físicas. A notícia derrubava ações de instituições financeiras na bolsa paulista. O programa do BB, batizado de “BOMPRATODOS”, inclui a oferta adicional de 43,1 bilhões de reais, sendo 26,8 bilhões de reais para micro e pequenas empresas e 16,3 bilhões de reais para pessoas físicas.

Gustavo Murgel assume comando da Itaú Asset Management

RIO DE JANEIRO, 4 Abr (Reuters) – O executivo Gustavo Murgel assumirá o comando da Itaú Asset Management, unidade do Itaú Unibanco, em substituição a Demosthenes Madureira, que deixou o cargo para assumir outras responsabilidades no grupo, informou a empresa nesta quarta-feira. O anúncio da saída de Madureira ocorreu em dezembro passado.

ENTREVISTA-Dersa trará ao Brasil tecnologia inédita para túneis

SÃO PAULO, 5 Abr (Reuters) – Um túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista é maior desafio da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), que busca se reinventar após sua saída do segmento de concessões de rodovias. Até 2009, a empresa controlada pelo governo do Estado de São Paulo administrava estradas como Ayrton Senna e Carvalho Pinto, mas após a concessão delas para a iniciativa privada adotou um novo caminho e passou a ser prestadora de serviços em infraestrutura de transportes.

Bovespa tem mais um dia de queda por temores com Europa

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – A bolsa brasileira encerrou o segundo dia consecutivo com queda de mais de 1 por cento, influenciada por temores relacionados à situação na Europa, principalmente na Espanha, que realizou um leilão de títulos da dívida com aumento nos rendimentos. O Ibovespa caiu 1,18 por cento, a 63.528 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,82 bilhões de reais.

Senador adia ICMS na CCJ e vincula debate a dívida de Estados

BRASÍLIA, 4 Abr (Reuters) – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), adiou nesta quarta-feira a votação de resolução que unifica a alíquota de ICMS cobrada em operações interestaduais de produtos importados e atrelou a discussão a um debate sobre a dívida dos Estados. A votação da resolução estava prevista para esta quarta, mas ainda não há consenso sobre compensações a Estados que poderiam ser prejudicados com a unificação da alíquota, como Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo.

Setor de serviços dos EUA desacelera em março–ISM

NOVA YORK, 4 Abr (Reuters) – O ritmo de crescimento do setor de serviços dos Estados Unidos desacelerou em março, depois de atingir o maior nível em um ano no mês anterior, devido ao recuo de novas encomendas. O Instituto para Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira que seu índice para o setor de serviços caiu para 56,0 em março, ante 57,3 em fevereiro. A previsão de economistas de 57,0.

Petróleo nos EUA cai mais de 2% com aumento nos estoques

NOVA YORK, 4 Abr (Reuters) – Os futuros do petróleo nos Estados Unidos fecharam em queda pelo segundo dia seguido, caindo mais de 2 por cento nesta quarta-feira, após o governo norte-americano ter anunciado um forte aumento nos estoques da commodity. Os estoques cresceram mais de 9 milhões de barris na semana passada, bem mais do que o esperado.

Espanha reacende crise do euro e derruba mercado europeu

LONDRES, 4 Abr (Reuters) – As ações europeias caíram para a mínima em dois meses nesta quarta-feira, que registrou a maior queda diária em um mês, após um decepcionante leilão de bônus da Espanha reacender as preocupações com a crise da dívida da zona do euro. O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias, fechou em queda de 2,1 por cento, aos 1.049 pontos, segundo dados preliminares. Já o Euro Stoxx 50, da zona do euro, recuou 2,46 por cento, aos 2.398 pontos, rompendo a marca de 50 por cento de retração de dezembro a março.

Executivo da Chevron terá que pagar R$ 500 mil para deixar país

RIO DE JANEIRO, 4 Abr (Reuters) – A Justiça brasileira exigiu o pagamento de uma fiança de 500 mil reais para que um funcionário da Chevron deixe o país, de acordo com documentos divulgados por um tribunal federal nesta quarta-feira. O cidadão americano Jason Warren Clendenen, que ajudou a gerenciar a perfuração na sonda da Transocean, operada pela Chevron no campo de Frade, aceitou um novo emprego nos Estados Unidos durante a investigação.