Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Dólar tem leve alta de 0,05% à espera de atuação do BC

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – O estado de alerta contínuo do mercado sobre os leilões de dólares do Banco Central e de que o governo possa tomar mais medidas cambiais ajudou o dólar a fechar quase estável ante o real nesta quarta-feira, depois ter ficado a maior parte do dia em leve alta devido ao cenário externo conturbado. A moeda norte-americana teve pequeno ganho de 0,05 por cento, cotada a 1,8281 real.

Gustavo Murgel assume comando da Itaú Asset Management

RIO DE JANEIRO, 4 Abr (Reuters) – O executivo Gustavo Murgel assumirá o comando da Itaú Asset Management, unidade do Itaú Unibanco, em substituição a Demosthenes Madureira, que deixou o cargo para assumir outras responsabilidades no grupo, informou a empresa nesta quarta-feira. O anúncio da saída de Madureira ocorreu em dezembro passado.

BB corta juros e derruba ações dos bancos

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – O Banco do Brasil deu partida nesta quarta-feira à esperada ofensiva do governo para tentar reduzir os spreads bancários, reduzindo fortemente os juros de diversas linhas para empresas médias e para pessoas físicas. A notícia derrubava ações de instituições financeiras na bolsa paulista. O programa do BB, batizado de “BOMPRATODOS”, inclui a oferta adicional de 43,1 bilhões de reais, sendo 26,8 bilhões de reais para micro e pequenas empresas e 16,3 bilhões de reais para pessoas físicas.

ENTREVISTA-Dersa trará ao Brasil tecnologia inédita para túneis

SÃO PAULO, 5 Abr (Reuters) – Um túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista é maior desafio da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), que busca se reinventar após sua saída do segmento de concessões de rodovias. Até 2009, a empresa controlada pelo governo do Estado de São Paulo administrava estradas como Ayrton Senna e Carvalho Pinto, mas após a concessão delas para a iniciativa privada adotou um novo caminho e passou a ser prestadora de serviços em infraestrutura de transportes.

Bovespa tem mais um dia de queda por temores com Europa

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – A bolsa brasileira encerrou o segundo dia consecutivo com queda de mais de 1 por cento, influenciada por temores relacionados à situação na Europa, principalmente na Espanha, que realizou um leilão de títulos da dívida com aumento nos rendimentos. O Ibovespa caiu 1,18 por cento, a 63.528 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,82 bilhões de reais.

Receita regulará negócio de commodity entre coligadas

BRASÍLIA, 4 Abr (Reuters) – Operações de exportação e de importação de commodities agrícolas e minerais feitas entre empresas coligadas pertencentes a uma mesma holding terão que obedecer parâmetros de cotações negociadas em bolsas ou mercados internacionais. A obrigatoriedade faz parte de uma nova regulamentação definida pela Receita Federal para fiscalizar preço de venda de mercadorias entre empresas coligadas. As normas constam da Medida Provisória 563 publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Senador adia ICMS na CCJ e vincula debate a dívida de Estados

BRASÍLIA, 4 Abr (Reuters) – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), adiou nesta quarta-feira a votação de resolução que unifica a alíquota de ICMS cobrada em operações interestaduais de produtos importados e atrelou a discussão a um debate sobre a dívida dos Estados. A votação da resolução estava prevista para esta quarta, mas ainda não há consenso sobre compensações a Estados que poderiam ser prejudicados com a unificação da alíquota, como Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo.

Setor de serviços dos EUA desacelera em março–ISM

NOVA YORK, 4 Abr (Reuters) – O ritmo de crescimento do setor de serviços dos Estados Unidos desacelerou em março, depois de atingir o maior nível em um ano no mês anterior, devido ao recuo de novas encomendas. O Instituto para Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira que seu índice para o setor de serviços caiu para 56,0 em março, ante 57,3 em fevereiro. A previsão de economistas de 57,0.

Petróleo nos EUA cai mais de 2% com aumento nos estoques

NOVA YORK, 4 Abr (Reuters) – Os futuros do petróleo nos Estados Unidos fecharam em queda pelo segundo dia seguido, caindo mais de 2 por cento nesta quarta-feira, após o governo norte-americano ter anunciado um forte aumento nos estoques da commodity. Os estoques cresceram mais de 9 milhões de barris na semana passada, bem mais do que o esperado.

Espanha reacende crise do euro e derruba mercado europeu

LONDRES, 4 Abr (Reuters) – As ações europeias caíram para a mínima em dois meses nesta quarta-feira, que registrou a maior queda diária em um mês, após um decepcionante leilão de bônus da Espanha reacender as preocupações com a crise da dívida da zona do euro. O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias, fechou em queda de 2,1 por cento, aos 1.049 pontos, segundo dados preliminares. Já o Euro Stoxx 50, da zona do euro, recuou 2,46 por cento, aos 2.398 pontos, rompendo a marca de 50 por cento de retração de dezembro a março.