Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negociações sobre a dívida grega já perderam o prazo (UE)

A Comissão Europeia advertiu nesta segunda-feira que as negociações para que a Grécia chegue a um acordo com seus credores para evitar a suspensão de pagamentos do país já perderam o prazo.

“A verdade é que já estamos fora do prazo”, afirmou o porta-voz comunitário Amadeu Altafaj. “É preciso tomar decisões e a bola está no campo dos gregos”, acrescentou.

Os chefes dos três partidos da coalizão governamental na Grécia devem reavivar nesta segunda-feira as negociações com a Troika, composta pela União Europeia (UE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), sobre as reformas exigidas em troca de uma nova ajuda para o país, após ter fracassado no domingo em alcançar um acordo.

A Troika “pede, no entanto, mais austeridade do que o país é capaz de suportar”, disse o líder da Nova Democracia (direita) de Antonis Samaras ao sair no domingo de uma reunião na casa do primeiro-ministro grego, Lucas Papademos.

O governo grego negocia há semanas as medidas de ajustes exigidas por Bruxelas em troca de um empréstimo de ao menos 130 bilhões de euros, que se somariam aos 110 bilhões acordados em maio de 2010 para evitar a quebra do país.