Musk perde fortuna ao declarar posição política e criticar ESG
Bilionário perdeu US$ 12,3 bilhões em um dia após falar de voto aos republicanos e taxar como "farsa" os critério de sustentabilidade

O empresário e bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, Space X prestes a se tornar o novo dono do Twitter, vem aprofundando a perda de sua fortuna com o prosseguimento da compra da rede social e de seus discursos ácidos proferidos na sua nova plataforma. No ano, Musk já perdeu 60,3 bilhões de dólares de sua fortuna , segundo informações da Bloomberg, mas ainda continua sendo o homem mais rico do mundo com uma riqueza estimada de 209,9 bilhões de dólares.
Desde a oferta da compra, Musk já perdeu 49 bilhões de dólares, mas as perdas aumentaram na quarta-feira, 18, ao Musk declarar sua posição política e criticar o critério ESG, eliminando 12,3 bilhões de dólares de sua fortuna em apenas um dia. O bilionário teceu críticas ao chamado ESG após a Tesla, sua empresa de veículos elétricos, ter sido removida do S&P 500 EGS Index, índice que mede o desempenho de ações com caraterísticas ambientais, sociais e de governança superiores à média, enquanto manteve a petroleira Exxon Mobil no índice.
“A Exxon é classificada como as dez melhores do mundo em meio ambiente, social e governança (ESG) pelo S&P 500, enquanto a Tesla não entrou na lista! O ESG é uma farsa. Foi armado por falsos guerreiros da justiça social”, tuitou Musk.
Exxon is rated top ten best in world for environment, social & governance (ESG) by S&P 500, while Tesla didn’t make the list!
ESG is a scam. It has been weaponized by phony social justice warriors.
— Elon Musk (@elonmusk) May 18, 2022
A exclusão da Tesla foi justificada pela ausência de uma estratégia de baixo carbono detalhada e pelas recentes acusações de discriminação racial e condições precárias de trabalho em suas fábricas. Horas depois, o empresário utilizou novamente sua rede social para se posicionar politicamente. Musk tuitou que já apoiou os democratas no passado, mas agora seu voto é dos republicanos. Eles (democratas) se tornaram o partido da divisão e do ódio, então não posso mais apoiá-los e votarei nos republicanos”, escreveu.
As ações da Tesla fecharam em queda de quase 7% na quarta-feira em meio aos discursos de Musk e as recentes sinalizações de que vai prosseguir com a compra do Twitter. A compra vem sendo questionada pelo mercado devido aos receios de uso político da rede social pelo empresário, que já se mostrou favorável a tornar o Twitter um ambiente sem filtros, livre de censuras – dando inclusive espaço para discurso de ódio e fake news – e já falou em reverter o banimento da conta do ex-presidente Donald Trump, decisão que ele classificou como “erro”, “moralmente ruim” e “tola ao extremo”.