Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MPX atesta viabilidade de projeto de carvão na Colômbia

Mina tem vida útil média de 32 anos, e produção estimada de 25 milhões de toneladas de carvão

A MPX Energia informou que os estudos de pré-viabilidade confirmaram a viabilidade técnica e econômica do projeto de San Juan, na Colômbia, cujo relatório de reservas aponta para 671,8 milhões de toneladas de carvão de “altíssima qualidade”.

O investimento total estimado para atingir a capacidade plena na mina e para a logística é de 5,5 bilhões de dólares.

“Esperamos, após a conclusão da primeira fase deste projeto, incluindo a instalação de nosso sistema de logística próprio, gerar margens operacionais da ordem de 1,6 bilhão de dólares,” informou o diretor presidente e de Relações com Investidores da MPX, Eduardo Karrer, no fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira.

Cerca de 92% do carvão indicado no relatório de reservas é do tipo PCI. A vida útil total da mina é de 32 anos, sendo que a estimativa é de produção de 25 milhões de toneladas de carvão de alta qualidade ao ano durante 20 anos, com o pico de produção devendo superar 28 milhões de toneladas por ano.

“A análise da qualidade do carvão confirmou um produto de alta qualidade. Elevado poder calorífico médio e alto conteúdo volátil, associados ao baixo teor de enxofre, fazem do carvão de San Juan um produto premium”, informou a MPX.

O Projeto San Juan está localizado no Departamento de La Guajira, na Colômbia, a aproximadamente 850 quilômetros de Bogotá.

A MPX informou que iniciou os trabalhos de perfuração em novas áreas ao sul de San Juan para avaliar o potencial para novos desenvolvimentos.

O carvão produzido na mina San Juan será transportado por meio de um sistema de infraestrutura logística próprio e integrado, que consiste em uma ferrovia de 150 quilômetos e um porto dedicado, de águas profundas, segundo a empresa.

A MPX ainda informou nesta segunda-feira, separadamente, que registrou prejuízo líquido de 77,5 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, ampliando em 34,3% o resultado negativo de 57,7 milhões de reais verificado um ano antes.

(com agência Reuters)

LEIA MAIS

O que leva Dilma Rousseff à pequena São João da Barra

MPX, de Eike Batista, assina acordos definitivos para parceria com E.ON

Empresas de Eike têm prejuízo de R$ 1 bilhão em 2011