Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moralizou setor estratégico ao país, diz Temer sobre Maria Silvia

Michel Temer, porém, se envolveu em algumas polêmicas acerca do BNDES durante a gestão Maria Silvia -considerada muito dura por empresários

O presidente Michel Temer (PMDB) soltou uma nota oficial após Maria Silvia Bastos Marques anunciar que estava deixando o comando do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nesta sexta-feira. Nela, Temer afirma que a presidente “honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos”.

Além disso, Temer também disse, em nota, que Maria Silvia “deixará como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública”.

Temer, porém, se envolveu em algumas polêmicas acerca do BNDES durante a gestão Maria Silvia -considerada muito dura por empresários, principalmente quanto a concessão de empréstimos subsidiados.

O empresário Joesley Batista, da JBS, disse em depoimento ao Ministério Público ter ouvido do presidente Michel Temer uma promessa de interferir junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao BNDES em favor de interesses da empresa.

Também segundo Joesley Batista, Temer intercedeu pessoalmente junto ao BNDES em favor da JBS, mas a presidente do banco de fomento, Maria Silvia Bastos, não levou a conversa adiante. Foi “infrutífero”, registra o MP na ação cautelar que embasou o inquérito contra o presidente.

Confira na íntegra o comunicado do presidente:

O presidente da República, Michel Temer, manifesta seu profundo agradecimento a Maria Silvia Bastos Marques, que presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de forma honesta, competente e séria por pouco mais de um ano.
Seu trabalho honrou o governo e moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos a serem contemplados com financiamentos oriundos de recursos públicos. Deixará como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública.