Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Moody’s rebaixa rating da dívida soberana do Japão

Agência de classificação de risco rebaixou nota de Aa3 para A1, com incertezas sobre a capacidade do país de reduzir dívida

Por Da Redação 1 dez 2014, 10h36

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou nesta segunda-feira o rating da dívida soberana do Japão de Aa3 para o nível A1, alegando aumento nas incertezas sobre a capacidade do país cumprir sua meta de redução de débito. A perspectiva da nota, no entanto, permaneceu estável. O anúncio fez com que o iene tivesse a maior desvalorização ante o dólar em sete anos.

A Moody’s acrescentou que a decisão do país de adiar o aumento de impostos, previsto para o ano que vem, pode ajudar a economia no curto prazo, mas tornou mais difícil para o Japão alcançar sua meta de equilibrar o orçamento até 2020.

“O déficit e a dívida do Japão continuam muito altos, e a consolidação fiscal vai se tornar cada vez mais difícil de se alcançar com o passar do tempo, devido aos gastos do governo em crescimento, particularmente em programas sociais associados com a população em envelhecimento”, disse a agência.

Leia também:

Premiê do Japão convoca eleições antecipadas para dezembro

Economia do Japão entra em recessão após encolher 0,4% no 3º tri

O rebaixamento ocorre menos de duas semanas depois de o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, dissolver a Câmara dos Deputados, preparando o terreno para uma eleição antecipada em dezembro. O pleito será realizado dois anos antes do previsto, e está sendo considerado uma espécie de referendo sobre a política econômica de seu governo.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade