Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Moody’s diz que cenário para bancos britânicos continua negativo

Por Da Redação 5 jan 2012, 09h02

Por Sudip Kar-Gupta

LONDRES, 5 Jan (Reuters) – A agência de classificação de risco Moody’s disse que o cenário continua negativo para os bancos britânicos, que estão em melhor condição em alguns aspectos na comparação com os concorrentes na União Europeia mais diretamente atingidos pela crise de dívida da zona do euro.

A vice-presidente sênior da Moody’s, Elisabeth Rudman, disse à Reuters que a agência não necessariamente cortará novamente a nota dos bancos britânicos.

“No Reino Unido, os bancos aumentaram consideravelmente os níveis de capital e de liquidez. Isso significa que os bancos britânicos estão relativamente bem posicionados em relação aos concorrentes na Europa”, afirmou. “No entanto, o ambiente em que estão é extremamente desafiador e acreditamos que continuará assim”.

Em outubro, a Moody’s cortou os ratings de Lloyds e Royal Bank of Scotland, além de rebaixar a unidade britânica do Santander, o Co-Operative Bank, a Nationwide Building Society e sete instituições menores.

Elisabeth disse ainda que as ameaças para os bancos britânicos são o crescente desemprego e o risco de uma recessão econômica, além da crise de dívida da Europa.

“Temos uma expectativa negativa para o sistema. É similar para a maioria dos sistemas bancários na Europa e muitos (sistemas) mundiais. Qualquer aumento no desemprego afetará a rentabilidade e a qualidade dos ativos dos bancos”, acrescentou.

Continua após a publicidade
Publicidade