Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Monti se reunirá com Merkel e Sarkozy para falar sobre crise

Berlim, 21 nov (EFE).- O Governo alemão confirmou que a chanceler, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se reunirão nesta quinta-feira na França com o novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, para analisar o plano anticrise que o Executivo de Roma está preparando.

Em encontro rotineiro com a imprensa, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, informou que o local da reunião depende da agenda dos líderes, mas provavelmente deve acontecer em Estrasburgo.

A conversa se centrará na resolução dos problemas financeiros da Itália, a terceira maior economia da zona do euro, e pretende aprofundar os assuntos já abordados em conversa telefônica entre Merkel e Monti em 17 de novembro, explicou Seibert.

O primeiro-ministro da Itália explicou horas antes durante entrevista coletiva em Roma que esta será a primeira reunião com o eixo franco-alemão para abordar a crise da zona do euro.

Monti, ex-comissário europeu, foi recentemente proclamado primeiro-ministro da Itália e lidera um gabinete marcadamente tecnocrata com o objetivo de enfrentar os problemas estruturais que atingem seu país.

Além disso, o primeiro-ministro da Itália tem uma reunião prevista para esta terça-feira com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, em Bruxelas. EFE