Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Monsanto tem lucro maior no 1o tri por vendas na América do Sul

Por Da Redação 5 jan 2012, 13h19

Por Carey Gillam

5 Jan (Reuters) – A companhia global de agronegócio Monsanto anunciou um lucro trimestral maior que o esperado nesta quinta-feira, impulsionado principalmente pela expansão do setor no Brasil e na Argentina, além de fortes encomendas de sementes dos Estados Unidos para o plantio de primavera.

As ações subiam mais de 5 por cento por volta das 14h15 (horário de Brasília), com os resultados acima do guidance divulgado pela companhia no mês passado.

A Monsanto, maior companhia de sementes do mundo, informou que seu lucro líquido no primeiro trimestre, encerrado em 30 de novembro, totalizou 126 milhões de dólares, contra 9 milhões de dólares no ano anterior, enquanto os lucros por ação ficaram em 23 centavos, contra 2 centavos um ano antes. Analistas esperavam por 16 centavos por ação.

O primeiro trimestre é, normalmente, o mais fraco para a companhia, ao final da colheita de outono e antes do plantio de primavera do hemisfério norte. Mas as crescentes vendas de milho transgênico na América Latina têm dado um impulso aos resultados trimestrais, segundo a Monsanto.

Continua após a publicidade

A empresa também confirmou que vê o Brasil como uma oportunidade de rápida evolução para suas sementes de milho transgênico.

As vendas totais das sementes de milho, soja e algodão da Monsanto subiram 33 por cento, para 2,4 bilhões de dólares no trimestre. As vendas de sementes de milho e de produtos genéticos saltaram 46 por cento, para 895 milhões de dólares.

“Vimos um forte começo para o ano, com crescimento real na América Latina e pedidos antecipados nos Estados Unidos que reforçam nosso ritmo sustentado em 2012”, disse o presidente do conselho da Monsanto, Hugh Grant, em comunicado.

Um aumento dos pré-pagamentos de consumidores antes da temporada de vendas da primavera nos EUA ajudou a liberar um fluxo de caixa de 856 milhões de dólares, contra 500 milhões de dólares do ano anterior.

A Monsanto disse esperar que os resultados do ano todo para 2012 fiquem no ponto alto de seu guidance, entre 3,39 dólares e 3,44 dólares por ação, refletindo um crescimento de 15-16 por cento ante o ano anterior.

(Reportagem de Carey Gillam em Kansas City)

Continua após a publicidade
Publicidade