Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moagem de cana do centro-sul crescerá 3,2% em 12/13

SÃO PAULO, 12 Abr (Reuters) – A moagem de cana do centro-sul do Brasil na temporada 2012/13 crescerá 3,2 por cento na comparação com o ciclo anterior, para 509 milhões de toneladas, apontou nesta quinta-feira a Unica, associação da indústria, em sua primeira estimativa para a atual temporada.

A expansão na moagem na nova safra ocorre na mesma proporção do aumento de área de cana disponível para processamento, uma vez que a entidade prevê uma estabilidade na produtividade média.

“O crescimento da área para colheita deve ser o fator determinante do aumento projetado na quantidade de cana-de-açúcar disponível para moagem, pois não existe expectativa de elevação da produtividade”, disse a Unica em comunicado.

O ciclo atual teve início neste mês de abril.

A safra de cana do centro-sul responde por cerca de 90 por cento da oferta nacional.

O ciclo anterior sofreu com clima adverso que rebaixou a produtividade dos canaviais envelhecidos.

Mas na nova temporada uma seca intensa nos meses de fevereiro e março também não favoreceu o desenvolvimento da safra.

Por isso, a Unica prevê estabilidade da produtividade média no canavial da região em 2012/13, em relação à temporada passada (68,7 toneladas por hectare).

A previsão da Unica é menor do que a divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento, do governo.

Na terça-feira, a Conab estimou a safra do centro-sul em 532 milhões de toneladas, ou 6,1 por cento maior que na safra passada, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No ciclo anterior, problemas climáticos combinados com o envelhecimento dos canaviais provocaram a primeira retração da produção de cana em mais de uma década.

AÇÚCAR E ETANOL

A produção de açúcar do centro-sul foi estimada em 33,1 milhões de toneladas, versus 31,3 milhões de toneladas do ciclo anterior, de acordo com levantamento da Unica.

A produção total de etanol na região foi prevista em 21,5 bilhões de litros, contra os 20,5 bilhões de litros da temporada anterior.

A produção de etanol anidro da região centro-sul do Brasil foi prevista em 6,95 bilhões de litros na temporada 2012/13, ante 7,46 bilhões de litros na passada.

Já a produção de etanol hidratado da região foi projetada em 14,53 bilhões de litros, comparado com os 13 bilhões produzidos em 2011/12, segundo a Unica.

(Por Fabíola Gomes)