Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moagem de cana do centro-sul cai 32,2% no início da safra–Unica

SÃO PAULO, 3 Mai (Reuters) – A moagem de cana do centro-sul do Brasil na nova temporada (2012/13), que começou atrasada na comparação com a safra passada, atingiu 4,74 milhões de toneladas até o dia 15 de abril, queda de 32,2 por cento ante a mesma época de 2011, informou nesta quinta-feira a Unica, entidade que representa a indústria.

A produção de açúcar e etanol da região, que responde por cerca de 90 por cento da moagem do Brasil, caiu praticamente na mesma proporção em relação ao mesmo período do ano passado, para 152 mil toneladas (açúcar) e 181 milhões de litros (etanol), de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A Unica havia previsto que a moagem começaria num ritmo mais lento na comparação com a temporada passada, uma vez que o setor trabalha com capacidade ociosa que permite um início tardio, visando colher uma cana mais produtiva e de melhor qualidade.

“O número de unidades em operação e a moagem observada até o momento estão dentro do esperado”, disse o diretor técnico e presidente executivo interino da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em comunicado.

Até 15 de abril, 70 unidades produtoras encontravam-se em operação na região, ante 113 registradas no mesmo período no ano anterior. “Por sua vez, até 1o de maio, levantamento preliminar indicou que 126 usinas já estavam em safra, contra 212 verificadas em 2011”, disse a entidade em comunicado.

Do total de cana colhida até 15 de abril, 34,43 por cento foi destinada à produção de açúcar e a maior parte, 65,57 por cento, direcionada para a produção de etanol, o que é comum para um começo de safra.

As chuvas na segunda metade do mês passado devem ter tido algum impacto no início da safra, de acordo com a Unica.

“Para a segunda quinzena de abril, a expectativa é que as chuvas observadas no final do mês prejudiquem a moagem, já que muitas unidades precisaram interromper a colheita, e promovam uma redução na qualidade da matéria-prima que será colhida nos primeiros 15 dias de maio”, disse o executivo da Unica.

No início de abril, a Unica previu que a moagem de cana do centro-sul do Brasil na temporada 2012/13 deverá crescer 3,2 por cento na comparação com o ciclo anterior, para 509 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora e Fabíola Gomes)