Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moagem de cana 2011/12 do centro-sul está 7,3% menor

SÃO PAULO (Reuters) – A moagem de cana-de-açúcar da safra 2011/12 no centro-sul do Brasil atingiu 436,5 milhões de toneladas até o final da primeira quinzena de outubro, volume 7,3 por cento inferior ao registrado em igual período da temporada passada, informou a Unica nesta quarta-feira.

De acordo com levantamento quinzenal da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), a produção de açúcar na atual safra até 16 de outubro está 3 por cento abaixo de igual período do ano passado, somando 27,73 milhões de toneladas.

A produção total de etanol, na mesma comparação, caiu 15,7 por cento até agora, para 18,19 bilhões de litros.

O processamento da safra 2011/12 encaminha-se para o final, com 46 usinas na região que concentra quase 90 por cento da produção brasileira já parando suas atividades, informou a entidade.

Na primeira quinzena de outubro, a moagem de cana no centro-sul somou 23,4 milhões de toneladas, 10,7 por cento abaixo do volume em igual período do ano passado.

“O ritmo de produção está dentro do que esperávamos. As chuvas no início de outubro e o encerramento de safra por 46 usinas explicam esse menor volume de cana processada na primeira quinzena deste mês”, afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em comunicado.

Beneficiada pelo tempo seco em setembro, a cana processada na primeira quinzena de outubro, como esperado, apresentou bom rendimento de açúcar, com 159,4 quilos de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana, 11,8 por cento acima de igual período em 2010/11.

Esse número também está bem acima da média de ATR por tonelada de cana na safra atual, que está em 137,7 quilos, contra 141,4 quilos no mesmo período da temporada passada.

“O aumento significativo do ATR nas últimas quinzenas superou as nossas expectativas. Esse aspecto vem compensando, ainda que parcialmente, a redução na moagem observada até o momento”, afirmou Rodrigues.

A Unica, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), sindicatos e associações de produtores, está trabalhando em uma nova projeção para a safra 2011/12. Os novos números deverão ser divulgados no dia 1o de novembro.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)