Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mitsubishi compra 20% da Ceagro

Por meio de subscrição de ações, grupo japonês adquire participação na plataforma brasileira do grupo argentino Los Grobo

A Mitsubishi Corporation adquiriu 20% do capital social da empresa de agribusiness Los Grobo Ceagro. A operação foi concretizada mediante subscrição de ações ordinárias emitidas em razão de aumento de capital aprovado em 24 de janeiro de 2012, informou a empresa nesta sexta-feira.

A Los Grobo Ceagro é a plataforma brasileira do grupo argentino Los Grobo, uma das maiores produtoras agrícolas da América Latina, com presença no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O valor do negócio não foi divulgado.

“Com essa transação, a Ceagro espera aumentar sua capacidade de construir uma competitiva rede de venda de insumos e originação de grãos no campo e intensificar sua posição como provedora de soluções integradas aos produtores rurais”, de acordo com nota da companhia.

Além disso, “espera-se que o departamento de produção própria intensifique seu crescimento a partir dos atuais 60 mil hectares no Brasil, potencializando a capacidade desta unidade de negócios, que movimenta aproximadamente 1 milhão de toneladas de grãos ao ano, e utiliza uma rede de armazéns com capacidade estática de aproximadamente 600 mil toneladas”.

De acordo com a empresa, a transação também permitirá à Ceagro acesso a novos mercados importadores, principalmente na Ásia – a região mais dinâmica mundialmente para o comércio de grãos – e uma sólida posição financeira e comercial para investir e aproveitar diferentes oportunidades de negócios no Brasil.

Em 2011, a Mitsubishi Corporation movimentou mais de 10 milhões de toneladas de grãos no Brasil, Estados Unidos, Argentina e Austrália, destinadas principalmente à exportação para suas bases operacionais na Ásia, como Japão e China.

A MC possui importante presença ao longo da cadeia de valor do grão, desde a originação, movimentação e transporte, processamento, distribuição e comercialização de produtos finais. “Esta transação deverá gerar sinergias operacionais ao unir os pontos fortes e expertise de cada uma das companhias e acionistas”, ressaltou a nota da Los Grobo Ceagro.

Em meio à operação, a Los Grobo Ceagro anunciou ainda que Antonio Frias Oliva Neto, atual diretor financeiro do Grupo Los Grobo e ex-membro do Conselho de Administração da Ceagro, passa a acumular a função de vice-presidente executivo da Ceagro.

Paulo Alberto Fachin, com participação de 29,3% na Los Grobo Ceagro, segue como do diretor-presidente da empresa. O Los Grobo Agro detém os restantes 50,7% de participação na companhia.

(com Reuters)