Clique e assine com até 92% de desconto

Ministro vê Alemanha forte em 2012 apesar de piora global

Até agora, a estimativa oficial do governo alemão para o país é uma expansão de 1% em 2012, após avanço de 3% em 2011

Por Da Redação 27 dez 2011, 08h58

A economia da Alemanha continuará forte no ano que vem, apesar das dificuldades no cenário global e das consequências da crise de dívida da zona do euro, disse o ministro de Economia do país, Philipp Roesler, nesta terça-feira. Embora muitos economistas tenham reduzido suas previsões para 2012 e vejam uma desaceleração durante o inverno europeu, com alguns até esperando uma breve recessão, as projeções sinalizam que a Alemanha está melhor do que muitos de seus vizinhos.

“Nossa economia está se mostrando muito robusta, mesmo que o clima econômico, tanto internacionalmente quanto no nível europeu, tenha se tornado mais difícil”, disse o ministro ao jornal alemão Handelsblatt. Roesler apresentará em janeiro as mais recentes projeções econômicas do governo. Até agora, a estimativa oficial é de uma expansão de 1% em 2012, após avanço de 3% em 2011.

Roesler, que também preside o Partido Liberal Democrata (FDP) – sigla minoritária na coalizão de Angela Merkel -, argumentou que o consumo doméstico está cada vez mais ajudando o crescimento. “Nós estamos muito bem equipados para superar a piora econômica esperada durante o inverno”, disse. O ministro acrescentou ainda que olha para o futuro com confiança. (Com Reuters)

Publicidade