Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro Pimentel se reúne com importadoras nesta tarde

O ministro do Desenvolvimento vai conversar com o presidente da Abeiva e com representantes da montadora chinesa Chery

Logotipo Exame.com Logotipo Exame.com

Logotipo Exame.com (/)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, vai se encontrar na tarde desta quinta-feira, em São Paulo, com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), José Luis Gandini. O encontro acontece às 16h, na sede paulista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além da conversa com Gandini, Pimentel tem outra reunião agendada para 16h40 com representantes da montadora chinesa Chery, que é associada à Abeiva. Na quarta-feira a empresa conseguiu liminar na Justiça suspendendo o aumento da alíquota do IPI para carros importados. Ambas as reuniões foram confirmadas pela assessoria de imprensa do ministro.

Na conversa com Pimentel, Gandini deve argumentar sobre o fato de que a elevação do IPI é inconstitucional. A representante das importadoras de veículos exigem que o governo conceda 90 dias para que elas se adequem às mudanças nas regras.

De acordo com Gandini, caso o governo não mostre flexibilidade para negociar, a entidade recorrerá à Justiça para conseguir o prazo de adaptação. Gandini disse que as importadoras não moverão ação para alterar a alíquota por se tratar de uma reivindicação a ser feita na Organização Mundial do Comércio.