Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro grego diz que bancos não reabrirão esta semana

O governo anunciou o fechamento dos bancos e restrições à retirada de dinheiro em 28 de junho. O prazo anunciado para a reabertura dos bancos seria esta quarta-feira

Os bancos da Grécia não devem reabrir nesta semana, apesar de uma promessa anterior do governo, disse um ministro do país nesta terça-feira. O ministro para Reforma Administrativa, George Katrougalos, afirmou que a decisão ainda precisa ser tomada, mas “isso provavelmente não é tecnicamente possível nesta semana”.

O governo anunciou o fechamento dos bancos e restrições à retirada de dinheiro em 28 de junho. O prazo anunciado para a reabertura dos bancos seria esta quarta-feira.

O país enfrenta, porém, a falta de dinheiro, com os gregos e os turistas retirando o quanto podem dos caixas eletrônicos. Na segunda-feira, o Banco Central Europeu (BCE) recusou-se a elevar a quantidade de crédito à qual os bancos gregos têm acesso.

A situação se agrava também por que o Grécia não apresentou, nesta terça, propostas formais para tentar impedir sua saída da zona do euro, depois que um referendo realizado no domingo mostrou que a maioria da população grega não aprova a continuação das medidas de austeridade.

Leia mais:

Grécia anuncia que entregará propostas nesta quarta

Alemanha sinaliza que não vai aliviar dívida grega

E se você fosse a Grécia?