Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Minério de ferro atinge maior preço em 4 meses

Com alta de 2,2% nesta terça-feira, a commodity vem registrando altas consecutivas desde o início de agosto

Os preços do minério de ferro no mercado asiático à vista subiram 2,2% nesta terça-feira e retomaram patamares vistos há quatro meses, de acordo com dados do Steel Index. O minério com teor de 62% de ferro, que serve como referência para a indústria, foi cotado a 141,80 dólares por tonelada, mesmo nível do início de abril. Os preços do minério registram altas consecutivas desde o início de agosto.

O minério de ferro é a maior fonte de receitas da mineradora brasileira Vale, que espera uma recomposição dos estoques na China durante os próximos meses, com preços médios de cerca de 135 dólares por tonelada ao final de 2013. A alta no minério acompanha ganhos no mercado de aço chinês, que subiram nesta terça-feira pela sexta sessão consecutiva, com operadores ainda em meio a uma pesada recomposição de estoques de aço devido a um aumento na demanda no país, que é o maior consumidor mundial de aço.

O contrato mais negociado na bolsa de Xangai, para entrega em janeiro, fechou com alta de 1,5%, maior nível em quase quatro meses. ” A recomposição nos estoques foi enorme – e está sendo o oposto à incrível redução nos estoques de maio, que foi muito mais forte do que precisava ter sido”, disse a analista Melinda Moore, do Standard Bank.

Leia tembém:

China e Vale animam mercados e Bolsa sobe mais de 3%

Lucro da Vale recua 84% no 2º trimestre – para R$ 832 mi

(com agência Reuters)