Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba o que considerar na hora de escolher um tênis de corrida

Se você corre apenas para se exercitar, pelas ruas do bairro ou na esteira, mesmo não tendo pretensões de se tornar um corredor profissional, cuidado: você também precisa de um tênis adequado para não se prejudicar fisicamente.

É comum acharmos que, só porque corremos por hobby, não precisamos investir em bons sapatos, mas os especialistas alertam: as lesões causadas por esse tipo de atividade podem começar silenciosas, mas têm potencial para se tornarem muito debilitantes a longo prazo. Estatísticas chegam a afirmar que até 76% dos corredores de rua sofrem pelo menos uma lesão em um ano de prática, e quase metade vai sofrer novamente com o mesmo problema dentro de um período maior. Entre as lesões mais comuns, estão a tendinite de aquiles, contusão no menisco, canelite, torções, entre outras.

Mas com cuidados simples, isso pode ser evitado. A variedade de tecnologias existentes hoje para os mais variados modelos de tênis de corrida oferece opções para todas as modalidades de exercícios. Veja abaixo alguns pontos a se observar no calçado antes de escolher qual é o ideal para você:

Amortecimento

Um tênis com amortecimento reforçado é muito importante para os corredores. Isso porque, com o impacto da corrida, os membros inferiores sustentam em torno de 1,9x o peso do corpo do corredor em uma corrida leve. Para corridas de maior impacto, esse peso pode chegar a até 3x o peso do corpo.

Para preservar os tornozelos e as pressões no joelho, o amortecimento é fundamental.

Um exemplo é o Nike Air VaporMax Plus.

Distribuição da sola

Poucos atletas se atentam a essa fato, mas existem três diferentes tipos de pisadas e, para que você esteja completamente seguro, é necessário que o seu tênis se adeque à sua pisada de forma perfeita.

Os tipos de pisada são a provada, quando o ênfase no chão está na parte de dentro dos pés, a supinada, quando o ênfase está na parte de fora dos pés e a neutra, quando o toque no solo está bem distribuído no pé inteiro. Usar um tênis para o tipo de pisada diferente da sua pode gerar desgaste articular, dores crônicas e contusões de quadril e coluna.

O Mizuno Horizon é uma ótima escolha para quem é dono de pisada pronada, por exemplo.

Ventilação

Uma característica importante para quem corre é a ventilação do calçado, principalmente para quem mora em regiões quentes. Isso promove conforto para quem corre e evita maus odores.

Um tênis bastante ventilado é o Adidas Duramo Lite 2.

Outras características de um tênis para a prática de exercícios físico é a estabilidade, amortecimento focado em uma das partes do pé, impulso e tração. Ao conhecer o seu tipo de pisada, objetivo do exercício.