Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

México pede que Brasil retome negociações

Governo mexicano quer retomar diálogo sobre acordo automotivo o quanto antes para reduzir as incertezas que essa discussão tem gerado

O México está esperando que o Brasil responda a um convite para reiniciar a revisão do acordo sobre comércio de automóveis, afirmou nesta terça-feira uma fonte do governo mexicano. Os dois países adiaram na semana passada, em Brasília, a revisão do pacto que libera o comércio bilateral de automóveis. O Palácio do Planalto busca adotar quotas de importação na tentativa de equilibrar a balança comercial entre as duas nações.

Uma fonte da Secretaria de Economia do México afirmou que o país enviou um convite a seus pares no Brasil para reiniciar o diálogo na Cidade do México nesta semana, sem receber uma resposta até o momento. “Estamos a espera e com a melhor disposição para começar as negociações para não atrasar ainda mais as incertezas que este tema está gerando”, acrescentou.

Porta-vozes do governo brasileiro não estavam imediatamente disponíveis para comentar o convite. O Brasil está reduzindo as importações de veículos mexicanos, que aumentaram o déficit de comércio com o México para 1,170 bilhões de dólares em 2011.

(com Reuters)