Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Metalúrgicos do Vale do Paraíba votam greve domingo

Por Solange Spigliatti

São Paulo – Os metalúrgicos de São José dos Campos e Região, no vale do Paraíba, devem decidir no domingo (18), os rumos da Campanha Salarial, podendo entrar em greve caso não haja acordo com as empresas. A categoria vai decidir os rumos das mobilizações que começaram esta semana e já levaram à paralisação de 12 empresas.

As negociações entre o sindicato e os grupos patronais, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, pouco avançaram nas últimas rodadas e todas as propostas foram rejeitadas na mesa de negociação. Até domingo, se não houver acordo, deverão ser aprovadas greves na categoria.

A categoria reivindica 17,45% de reajuste, mas os grupos patronais estão apresentando propostas que não ultrapassam os 9%. Esta semana, os metalúrgicos da General Motors, em São José dos Campos, conseguiram 10,8% mais abono de R$ 3 mil, além de avanços nas cláusulas sociais, o que representa um dos maiores acordos fechados no país este ano.

Esta semana, metalúrgicos de cinco fábricas já realizaram greves de 24 horas como advertência para os grupos patronais: Bundy, Heatcraft, Hubner, Schrader e Tryco.Também houve paralisações de até três horas em outras oito empresas.

A base dos metalúrgicos da região possui cerca de 40 mil trabalhadores e mais de 900 empresas dos setores de autopeças, eletroeletrônicos, máquinas, fundição, trefilação, refrigeração, estamparia, entre outros.