Clique e assine a partir de 8,90/mês

Merkel:compra de títulos por fundos é questão “puramente teórica”

Por Da Redação - 20 jun 2012, 14h39

BERLIM, 20 Jun (Reuters) – A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que ambos os fundos de resgate da Europa incluem mecanismos para compra de dívidas estatais no mercado secundário de títulos, mas destacou que essa é uma questão “puramente teórica” que não está sendo discutida.

Questionada sobre a possibilidade de países da zona do euro em dificuldades, como a Espanha, buscar tal ajuda, Merkel afirmou em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte: “Não ouvi nada sobre isso.”

“É verdade que tanto o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês) quanto o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês) incluem a possibilidade de compra de títulos no mercado secundário. Mas isso não está em discussão no momento”, disse ela.

“Não sei de planos concretos. A possibilidade existe de comprar títulos com o EFSF e o ESM, sempre com condicionalidades, mas é uma questão puramente teórica em relação ao tratado”, disse ela, elogiando Espanha, Portugal e Itália por seus esforços para reformar suas economias.

(Reportagem de Stephen Brown)

Continua após a publicidade
Publicidade