Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merkel esfria as expectativas quanto à cúpula europeia neste domingo

A chanceler alemã Angela Merkel esfriou as expectativas em torno dos resultados da cúpula deste domingo da União Europeia sobre a crise do euro ao afirmar que as decisões concretas só poderão ser tomada na reunião que será realizada na quarta-feira.

“Para mim é importante reiterar que hoje vamos preparar as decisões de quarta-feira e que as negociações são sobre assuntos às vezes tecnicamente muito complexos, como o funcionamento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira”, afirmou a chanceler ao chegar em Bruxelas.

“Esta é a razão porque hoje não são esperadas decisões na zona do euro”, enfatizou.

Merkel também assegurou que “uma mudança do tratado (constituição europeia) não deve ser um tabu” na UE para melhorar a disciplina orçamentária comum dos países que a integram.

A chanceler prevê colocar este tema na agenda da reunião deste domingo.

Merkel felicitou na véspera os “avanços” nas reuniões dos ministros das finanças europeus para salvar a Eurozona, mas já havia advertido que nenhuma decisão seria tomada antes da reunião de quarta-feira.

A Europa realiza neste domingo uma cúpula crucial para acelerar as decisões para a crise da dívida, na qual os dirigentes europeus pressionarão a Itália para equilibre suas contas e afinarão medidas para se preparar para um eventual default da Grécia.