Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Merkel acredita que reformas na Espanha surtirão efeito

Encontro com o primeiro-ministro Mariano Rajoy serviu para reafirmar a confiança na recuperação da economia espanhola, apesar das acusações de corrupção que envolvem o governo

Nesta segunda-feira, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou confiança no primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e nas reformas implementadas por ele, apesar do escândalo de corrupção no qual o Partido Popular de Rajoy está envolvido. “Nós sabemos muito bem que muitas pessoas na Espanha estão sem empregos no momento, mas estamos convencidos de que as reformas surtirão efeito”, disse Merkel, após um encontro com Rajoy em Berlim.

Já Rajoy, cujo nome aparece na lista de pagamentos em documentos publicados pela imprensa espanhola, reiterou que as acusações de corrupção são “falsas”. “Tenho exatamente a mesma força, a mesma coragem, e estou determinado a continuar em meu posto de primeiro-ministro para superar um dos momentos mais difíceis dos últimos trinta anos na Espanha”, afirmou. Segundo ele, o governo vai continuar a consolidar o orçamento do país e vai superar as acusações de corrupção. A oposição pediu a demissão de Rajoy nesse final de semana.

Ele acrescentou que as reformas estruturais estão começando a surtir efeito na Espanha, apesar de o cidadão não conseguir perceber mudanças ainda. Rajoy chamou as reformas espanholas de “ambiciosas” e afirmou que a reestruturação do setor bancário será completada em breve. Ele também pediu que mais turistas alemães viajem para a Espanha.

No encontro, os dois estadistas discutiram o orçamento europeu, que será tema de debate a partir da quinta-feira em Bruxelas, assim como o nível de desemprego entre os jovens.

Leia também:

PIB espanhol encolhe 1,8% no quarto trimestre

Desemprego afeta 4,98 milhões de pessoas na Espanha

(com Estadão Conteúdo)