Clique e assine a partir de 9,90/mês

Mercados fracos e encargos derrubam lucro do Mizuho Financial

Por Da Redação - 31 jan 2012, 09h03

Por Taiga Uranaka

TÓQUIO (Reuters) – O Mizuho Financial, segundo maior banco em ativos do Japão, teve queda de 80 por cento no lucro líquido trimestral, prejudicado por perdas contábeis e pela eliminação de 1,5 bilhão de dólares em valor do portfólio de ações do grupo diante da retração do mercado de capitais.

Enquanto o Mizuho e os concorrentes locais Mitsubishi UFJ Financial Group(MUFG) e Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG) ainda veem fraca demanda por empréstimos no Japão, porque as companhias estão cortando os custos, há um crescimento fora do país nos financiamentos, ajudado principalmente pelos bancos europeus.

“A saúde financeira dos bancos japoneses é relativamente sólida e eles estão se beneficiando dos mercados asiáticos”, disse o diretor da Standard & Poor’s em Tóquio, Naoko Nemoto.

Continua após a publicidade

Os últimos resultados, no entanto, viram-se prejudicados pelos fracos mercados de capital, que fizeram os bancos terem perdas nos porftólios dos clientes corporativos, cujas ações as instituições financeiras administram para fazer alianças. O índice de referência Nikkei caiu mais de 13 por cento de abril a dezembro.

O lucro líquido do Mizuho de outubro a dezembro caiu para 16,3 bilhões de ienes (213,4 milhões de dólares), de 80,3 bilhões de ienes um ano antes, de acordo com cálculos da Reuters com base nos resultados de nove meses.

Para o fechado do ano, o banco manteve a previsão de lucro líquido de 460 bilhões de ienes, 11 por cento a mais que no ano anterior e acima da média de 427 bilhões de ienes em uma pesquisa com 14 analistas da Thomson Reuters I/B/E/S.

Publicidade