Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mercados emergentes aumentam vendas da L’Oreal no 1o tri

PARIS, 12 Abr (Reuters) – A fabricante francesa de cosméticos L’Oreal teve crescimento de 6,4 por cento na receita do primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, beneficiada pelos gastos dos consumidores nos mercados emergentes e recuperação na demanda por bens de luxo.

As fortes vendas de produtos de luxo, principalmente na Ásia, e a recuperação do mercado na América do Norte compensaram a piora do mercado de massa e da demanda por luxo no Sul da Europa, região especialmente prejudicada pela crise financeira.

Os mercados emergentes responderam por 2,09 bilhões de euros (2,75 bilhões de dólares) nas vendas do trimestre, pela primeira vez superando a Europa Ocidental, onde a receita foi de 1,95 bilhão de euros.

“Os primeiros meses são um bom indicador de como será o ano”, afirmou o presidente-executivo Jean-Paul Agon em comunicado.

A L’Oreal e concorrentes como Unilever e Estee Lauder estão brigando por mercado na Ásia para compensar o baixo crescimento na Europa.

Apesar de as vendas na América do Norte terem crescido 6,6 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2011, é nos mercados emergentes que a companhia está apostando para crescer mais que os concorrentes.

As vendas da divisão de luxo saltaram 12,2 por cento, enquanto as vendas de bens de consumo ficaram 5,1 por cento maiores.

(Por Nina Sovich)