Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mercado de petróleo deve ficar mais equilibrado em 2012-AIE

Por Da Redação 13 dez 2011, 10h29

* AIE corta projeção de demanda em 2011 e 2012

* Produção atual da Opep é suficiente para atender 2012

LONDRES, 13 Dez (Reuters) – A demanda global por petróleo crescerá mais lentamente no próximo ano devido à piora no cenário econômico, enquanto a oferta está aumentando, o que pode resultar em um mercado de petróleo mais equilibrado ao longo de 2012, apontou a Agência Internacional de Energia nesta terça-feira.

A AIE cortou sua previsão para demanda por petróleo para 2011 e 2012 em cerca de 200 mil barris por dia (bpd) devido ao “cenário mais instável da economia”.

A agência disse que o grupo de países da Opep, que se reúne na quarta-feira em Viena, produziu em novembro no maior volume em três anos, um nível que deve ser suficiente para atender a demanda e ajudar a reconstruir estoques no próximo ano.

Continua após a publicidade

“Nós acreditamos que o mercado para 2011 e 2012 agora parece destinado a equilibrar e há o prospecto de algum alívio para depois”, disse David Fyfe, chefe da divisão de mercados e indústria de petróleo da AIE.

A demanda por petróleo deve crescer em 730 mil bpd em 2011, para 89 milhões barris por dia, o que é 170 mil bpd menor que no mês passado. A previsão de crescimento da demanda da AIE para 2012 é de 1,26 milhão de bpd, ou 40 mil bpd menor que em sua previsão anterior.

“Nossa base prevê uma mercado relativamente balanceado no próximo ano se a Opep continuar a produzir nestes níveis que tem produzido nos últimos três ou quatro meses”, disse Fyfe.

Enquanto a demanda para o próximo ano parece enfraquecida, ela deve ganhar forças nos anos subsequentes, apontou o relatório.

O relatório apontou ainda que a oferta de petróleo parece ligeiramente mais forte, observando que os fluxos do Iraque e Líbia vindo em ritmo maior.(Reportagem de Simon Falush e Christopher Johnson)

Continua após a publicidade
Publicidade